-
HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.
O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online. A existência na barra de tarefas de um cadeado (que pode ficar do lado esquerdo ou direito, dependendo do navegador utilizado) demonstra a certificação de página segura (SSL). A existência desse certificado indica o uso do protocolo HTTPS e que a comunicação entre o browser e o servidor se dará de forma segura. Para verificar a identidade do servidor é necessário abrir esse certificado com um duplo clique no cadeado para exibição do certificado.
-
O HTTPS é basicamente a conexão na internet de forma segura. Para tanto, é necessário a criação de um certificado de chave pública no servidor para a conexão servidor/cliente. Tudo na mensagem HTTPS é criptografado, incluindo os cabeçalhos, as requisições e respostas.
Foi criado pela Netscape Communication em 1994 para o navegador Netscape. Atualmente, se tornou usual, sendo suportado por todos os navegadores do mercado.
-
HTTPS é usado quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros. A existência na barra de tarefas de um cadeado (que pode ficar do lado esquerdo ou direito, dependendo do navegador utilizado) demonstra a certificação de página segura (SSL). O processo que estabelece comunicação de certificados entre host & server é SSL Handshake.
-
Vale lembrar que, o uso do protocolo HTTPS junto com a presença do cadeado, torna-se a conexão mais segura, mas nunca 100% segura. Por isso acho que na afirmativa da questão deveria vir esxpresso como: "conexão mais segura", impossibilitando qualquer equívoco.
Bons Estudos !
-
Fiquei em dúvida com a parte final da alternativa: mediante certificados digitais.
-
Sobre o uso de Certificados Digitais para a conexão HTTPS... a questão é a seguinte: o HTTPS é um protocolo de transmissão. Ou seja, é um protocolo utilizado para enviar informações entre uma máquina e outra. Só que esse protocolo envolve um grau de segurança maior. O protocolo HTTP, por exemplo, não se preocupa com a identidade das partes (site/cliente) muito menos com a criptografia dos dados. Já o HTTPS se preocupa com isso. Por essa razão ele utiliza uma camada adicional de segurança, tipo, um protocolo extra, que cuida exatamente dessa parte de identificação e criptografia dos dados. Esse procolo extra aí é o SSL/TLS. Detalhe: a rigor, são dois protocolos aí, o SSL e o TLS. O TLS é uma espécie de sucessor do SSL, mas é muito comum hoje encontrá-los unidos dessa forma SSL/TLS, como se fossem uma coisa só.
Seja como for, o SSL/TLS é quem utiliza os Certificados Digitais pra identificar as partes (site/cliente). Ao longo desse processo, que é chamado de handshaking, ocorre não apenas a identificação das partes, mas também a criação de uma chave simétrica que será utilizada para a cifrar/decifrar os dados transmitidos. É nessa parte aí da transmissão que o HTTPS entra.
Portanto, sim, os Certificados Digitais são necessários para que o protocolo HTTPS funcione.
-
A questão está correta, uma outra poderia ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - SEFAZ-ES - Auditor Fiscal da Receita Estadual Disciplina: Noções de Informática O protocolo de aplicação que permite ao usuário navegar na Internet de maneira segura mediante o uso de certificados digitais é denominado.
b) HTTPS.
GABARITO: LETRA "B".
-
Muito obrigado pelo comentário Jayme e a todos e todas que tentam ajudar o próximo. Fiquemos com Deus.
-
Achei que era segura pq o HTTPS usa criptografia, o que torna segura. Mas olhando os comentários, observo que o que a questão afirma não tem nenhum erro de fato.
-
HTTPS
hypertext transfer protocol secure
-
Agora sim, colocou todos no mesmo patamar, questão correta.
-
"...possibilita ao usuário uma conexão segura"
Escrito assim, é como se fosse 100% segura. Está lá você na sua conexão segura, sem vírus, sem worms, sem spywares, sem spams, sem trojans, sem nada, uma vez que a conexão que você está usando é segura.
Acredito que está errado e o certo seria "MAIS segura".
-
Veja que nosso grande Mestre Mitsuco Otorrino Katacespe não comentou esta por ter um gabarito equivocado. kkk
-
Prezados,
Os navegadores suportam o protocolo HTTPS , que é o protocolo HTTP com adição da camada SSL que acrescenta segurança na comunicação entre o host e o servidor. Essa segurança é estabelecida mediante a troca certificados digitais.
Portanto a questão está correta.
-
existe conexão segura???????
complicado....
-
Com todo respeito Marcos e Luciano, a questão encontra-se correta: possibilitar é diferente de garantir, não tem necessidade desse tipo de comentário de vocês induzindo ao erro.
GABARITO: CORRETO
-
Com todo respeito a Banca. Não existe conexão 100% segura.
-
Só uma pergunta: certificado digital =criptografia?
-
Os navegadores suportam o protocolo HTTPS , que é o protocolo HTTP com adição da camada SSL que acrescenta segurança na comunicação entre o host e o servidor. Essa segurança é estabelecida mediante a troca certificados digitais.
CERTO
-
Errei a questão marcar por ser seguro.
Na nada na internet e totalmente seguro, o que acontece com HTTS e por aumentar o nível de confiabilidade. Mas o cespe entende assim, vamos jogar o jogo deles.
-
HTTPS----->implicará dizer que o site acessado,requer de criptografia e certificados digitais.
-
CERTIFICADO DIGITAL CONTÉM: - Criptografia ( Que garante o princípio da CONFIDENCIALIDADE) - HTTPS
-Assinatura Digital ( Que garante o princípio da INTEGRIDADE E AUTENTICIDADE)
-
HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TSL. Essa camada adicional, permite que os dados sejam transferidos por meio de uma conexão criotografada e que se verifique a autencidade do servidor e do cliente por intermédio de certificados digitais. O protocolo HTTPS é normalmente utilizado quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada.
-
HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TSL. Essa camada adicional, permite que os dados sejam transferidos por meio de uma conexão criotografada e que se verifique a autencidade do servidor e do cliente por intermédio de certificados digitais. O protocolo HTTPS é normalmente utilizado quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada.
-
TCE/PA/2016/CESPE - A implementação do protocolo HTTPS é realizada introduzindo-se uma nova camada no modelo TCP/IP (camada SSL/TLS), posicionada entre as camadas de transporte e de rede. FALSO. Protocolo SSL/TLS se situam nas camadas de aplicação e transporte.
BRB/2010/CESPE - O uso de HTTPS (HTTP seguro) permite que as informações enviadas e recebidas em uma conexão na Internet estejam protegidas por meio de certificados digitais. CERTO.
FUB/2011/CESPE - No acesso a uma página da Internet, é comum a utilização do protocolo HTTP, que, no Internet Explorer, pode ser visualizado no canto esquerdo da barra de endereços. Em sítios seguros, normalmente ocorre a substituição desse protocolo pelo HTTPS, que utiliza, por padrão, criptografia e protocolo TCP na porta 80. FALSO. O HTTPS utiliza a porta 443 e não a porta 80. Quem utiliza a porta 80 é o HTTP.
MEC/2009/CESPE - No Internet Explorer 7, o acesso a páginas em HTML é feito por meio do protocolo HTTP. O nome da página, por exemplo, http://www.cespe.unb.br, deve ser obrigatoriamente digitado no campo endereço para que o sistema identifique o protocolo do serviço em uso. FALSO. 1- Você poderá digitar o IP da pagina, sem a necessidade de digitar o endereço (basta saber qual IP é este); 2- Você poderá digitar apenas cespe.unb.br (sem o http://) que o navegador entenderá; 3- Você poderá visitar um site clicando num link, ou até mesmo dos favoritos (sem a obrigatoriedade de ser via barra de endereço)
ABIN/2010/CESPE - Se forem utilizadas portas padrões para HTTPS, qualquer servidor HTTPS responderá na porta TCP 443. CERTO.
-
Essa é pra não zerar, nem precisa de comentário :D
-
Os navegadores suportam o protocolo HTTPS , que é o protocolo HTTP com adição da camada SSL que acrescenta segurança na comunicação entre o host e o servidor. Essa segurança é estabelecida mediante a troca certificados digitais.
Portanto a questão está correta.
-
Sei que parece repetição. Mas assim que compreendi (não sou da área de informática), e espero ajudar alguém.
SSL é certificado digital que criptografa automaticamente tudo o que desce (ao passar pela camada de rede no fluxo de dados), e descriptografa automaticamente tudo o que sobe.
Quando o protocolo tem esse S no final, via de regra é o SSL OU TSL (que dão mais segurança).
Ex. HTTP: protocolo usado na camada de Aplicação do modelo de arquitetura TCP/IP (usado na internet), para acessar página WEB. HTTPS = HTTP + SSL = acesso página WEB + segurança.
-
HTTPS - > CRIPTOGRAFIA -> PORTA 443
-
Correta.
HTTPS - CRITOGRAFIA (SEGURANÇA)
-
Gabarito: Certo
Correção em vídeo aula do professor Pedro Tenório. Ele explica essa questão e corrige outras com foco nas carreiras policiais. Didática Muito boaa! Um dos melhores professores de informática da atualidade.
https://www.youtube.com/watch?v=Wn-MYeNJD14
No tempo: 1:31:19
Espero que ajude vocês.
-
DEUS, AFASTA DE MIM ESSE EXAMINADOR. POSSO OUVIR UM AMÉM ?