SóProvas


ID
708304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de segurança da informação.

A fim de se proteger do ataque de um spyware — um tipo de vírus (malware) que se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado e recolhe informações pessoais dos usuários —, o usuário deve instalar softwares antivírus e antispywares, mais eficientes que os firewalls no combate a esse tipo de ataque.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Um spyware é um programa espião
    . Ele não é um vírus de computador e não se multiplica de forma independente. O objetivo do spyware é espionar as atividades do usuário e enviar os dados captados, acerca do comportamento do usuário, a um destinatário que, em tese, usará estes dados com fins de direcionar propagandas e coisas do gênero.
  • O questão tenta apresentar, sem sucesso, a definição de spyware. O spyware é um tipo de malware (software malicioso). Além do spyware, existem outros tipos de software malicioso:
    - Cavalo de tróia (ou trojan horse)
    - Adware
    - Vírus
    - Worm
    - Backdoors
    - Keylogger
    A Cartilha de Segurança para Internet 3.1, publicada pelo CERT (http://cartilha.cert.br/), descreve numa linguagem muito clara os principais tipos de malware. Farei as observações com base na referida cartilha.
    O spyware possui diversas semelhanças com o adware, portanto é necessário estudar os dois conceitos juntos. Veja, a seguir, um trecho da cartilha:
    "Adware (Advertising software) é um tipo de software especificamente projetado para apresentar propagandas, seja através de um browser, seja através de algum outro programa instalado em um computador.
    Em muitos casos, os adwares têm sido incorporados a softwares e serviços, constituindo uma forma legítima de patrocínio ou retorno financeiro para aqueles que desenvolvem software livre ou prestam serviços gratuitos. Um exemplo do uso legítimo de adwares pode ser observado no programa de troca instantânea de mensagens MSN Messenger.
    Spyware, por sua vez, é o termo utilizado para se referir a uma grande categoria de software que tem o objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
    Existem adwares que também são considerados um tipo de spyware, pois são projetados para monitorar os hábitos do usuário durante a navegação na Internet, direcionando as propagandas que serão apresentadas.
    Os spywares, assim como os adwares, podem ser utilizados de forma legítima, mas, na maioria das vezes, são utilizados de forma dissimulada, não autorizada e maliciosa."

    O trecho da questão que fala "se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado" lembra o conceito de worm. Veja:
    "Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
    Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar."

    Maiores informações sobre spyware podem ser encontradas no link http://cartilha.cert.br/malware/sec3.html.
  • Resumindo:

    Adware é um software projetado para apresentar propagandas, seja através de um browser, seja através de algum outro programa instalado em um computador.

    Spyware, por sua vez, é o termo utilizado para se referir a uma grande categoria de software que tem o objetivo de monitorar atividades e enviar as informações coletadas para terceiros.
  • Erro está em outro lugar

     o usuário deve instalar softwares antivírus e antispywares, mais eficientes que os firewalls no combate a esse tipo de ataque.

    Firewall combate estas pragas.
  • Assertiva errada.
    Tenho em mente que o erro da questão está na afirmação que os antivírus e antispywares são mais eficientes que um firewall no combate dos spywares, pois a função de um firewall é diversa dos outros software citados.
    Um firewall não é um antivírus. Enquanto este combate pragas virtuais, aquele fiscaliza as conexões dos computadores de forma a bloquear as indesejáveis como por exemplo um bisbilhoteiro.
  • Alguém consegue concluir? onde esta o erro?
  • Tb coloquei como errado, mas pelo motivo de Firewall não ser menos eficiente. Firewall detecta tráfico suspeito que pode conter malware. Antivírus é usado se malware se manifestar no sistema.
  • Os Firewalls não se prestam a combater os vírus. Ele é um programa que nega acessos não autorizados.

    Diante disso...

    ERRADO.
  • A cespe justificou como:

    O item está errado, pois Spyware não se replica sozinho.
  • ERROS:

    A fim de se proteger do ataque de um spyware — um tipo de vírus (malware) que se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado e recolhe informações pessoais dos usuários —, o usuário deve instalar softwares antivírus e antispywares, mais eficientes que os firewalls no combate a esse tipo de ataque.

    FORMA CORRETA:

    A fim de se proteger do ataque de um spyware — um tipo de malware que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento —, o usuário deve instalar softwares antivírus e antispywares, mais eficientes no combate a esse tipo de ataque.

  • O maior erro da questão é falar que spyware é vírus, pois não é. 
    Spyware monitora atividades de um sistema, enquanto que a intenção do vírus é, geralmente, danificar o sistema e não monitorá-lo.
    Outro erro da questão está no trecho — um tipo de vírus (malware) que se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado e recolhe informações pessoais dos usuários — essa definição de vírus está errada, pois vírus é dependente (depende de execução de um programa ou arquivo) e não recolhe informações pessoais (isso é função do spyware)
  • "Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário,…".
     
    Não São vírus, ao contrário "… muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários".

    Disponível em: <
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Spyware>.
  • Esse tipo de questão é ótimo! A questão possui 2 informações erradas. Se você identifca apenas uma, você acerta a questão. Pena que o Cespe não faz muito isso.... Vejamos, o primeiro erro está na definição do que é spyware (ele usou a definição de phishing). O segundo erro foi sugerir que "firewalls" são algum tipo de antivírus, o que é errado, conforme explicações bem colocadas dos colegas.
  • Concordo plenamente com o fato de a questão tratar o SPYWARE como vírus estar errada. Mas não está errada somente por isso!!!
    Dizer que o ANTIVÍRUS e ANTISPYWARE são mais eficientes que o FIREWALL neste tipo de ataque é um grande equivoco - Na verdade estes possuem apenas funcionalidades aplicadas distintamente mas a finalidade é única, resguardar a segurança dos ativos de ameaças - O correto seria dizer que estes se complementam para uma maior eficiência do sistema de segurança
    .
  • "A fim de se proteger do ataque de um spyware — um tipo de vírus (malware) que se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado (DEFINIÇÃO DE WORM) e recolhe informações pessoais dos usuários (DEFINIÇÃO DE SPYWARE) —, o usuário deve instalar softwares  antivírus e  antispywares, mais eficientes que os firewalls no combate a esse tipo de ataque."

    SPYWARE - consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
    WORM- (verme, em português) é um programa auto-replicante. O worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    ...o usuário deve instalar softwares  antivírus e  antispywares, mais eficientes que os firewalls no combate a esse tipo de ataque. 
    Está correta informação, pois os firewalls servem apenas para bloqueio de importunos, porém, antivírus e antispyware, que detectam malwares, devem estar sempre atualizados para "vacinar" arquivos infectados, assim sendo eficientes para o uso. 
  • O erro já foi apontado pelos colegas acima, mas não é correto falar que o firewall não serve para proteger de vírus, tendo em vista que ele é capaz de proteger de worms que são vírus de rede. Já vi questão certa falando sobre isso e comentário do professor Fernando Nishimura.
  • Gente, é preciso tomar cuidado com esse lance de UM TIPO DE VÍRUS (MALWARE). Já vi questão da CESPE usando o termo VÍRUS DE FORMA GENÉRICA, ou seja, colocando-o como um malware no geral. Acredito que a questão era um pouco mais antiga, mas ainda assim é preciso tomar cuidado, inclusive assisti a uma aula do professor Renato da Costa na qual ele dizia exatamente isso.

  • Errado, pois o firewall não exerce tal função. Ele controla o tráfego de dados entre o meio externo e o meio interno.

  • Menosprezando o Firewall, questões do tipo sempre estão erradas.

  • cada pessoa fala uma coisa.... não adianta nada essa discussão toda....

  • Segundo a cartilha CSI:


    SPYWARE => é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros.

    Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa.

  • Spyware: é um malware e não é vírus,

    Vírus: é um malware.

  • Spyware não é vírus.

  • Errado - Parei bem no começo quando disse que Spyware era um tipo de vírus.

  • GABARITO: ERRADO

     

    - Spyware é um programa espião

    - Spyware NÃO é um VÍRUS de computador
    - Spyware NÃO se MULTIPLICADA de forma independente.

     

  • Spywares - keylogger, screenlogger, adware, backdoor

    Malwares - virus, worn, boot, trojan

  • A alternativa contém diversos erros.

    Atribui conceito de Worn ao Spyware.

    depois diz que o FIREWAl tem funções semelhantes ao antivirus. ¬¬"

     

  • O erro da questão reside na parte que conceitua o funcionamento do Spyware, qual seja: "...que se multiplica de forma independente nos programas..."

     

    Segundo a Cartilha de Segurança do CERT.br na tabela "Tabela 4.1: Resumo comparativo entre os códigos maliciosos.", o Spyware NÃO SE PROPAGA. Creio que este é o único erro da questão.

     

    Cabe ressaltar que o CESPE utilizou na assertiva o conceito de VIRUS no sentido lato sensu, ou seja, como sendo sinônimo para o gênero MALWARE.

     

    Gabarito, ERRADO.

     

    FFF

  • já parei de ler quando falou que vírus de multiplica de forma independente ...

  • Não se multiplicam...

  • Spyware - Programa espião!

  • Na segurança da informação, ataques e ameaças podem comprometer a privacidade do usuário.
    Um spyware é um programa espião. Ele não é um vírus de computador e não se multiplica de forma independente. O objetivo do spyware é espionar as atividades do usuário e enviar os dados captados, acerca do comportamento do usuário, a um destinatário que, em tese, usará estes dados com fins de direcionar propagandas e coisas do gênero.

    Gabarito: Errado.


  • Um spyware é um programa espião. Ele não é um vírus de computador e não se multiplica de forma independente. O objetivo do spyware é espionar as atividades do usuário e enviar os dados captados, acerca do comportamento do usuário, a um destinatário que, em tese, usará estes dados com fins de direcionar propagandas e coisas do gênero.
    ERRADO

  • Spyware

    Spy = espião

    ware = programa

  • GABARITO ERRADO.

    Pois o spyware não se replica só, segundo, o firewall não é um antivirus.

    Bons estudos.

  • spyware não se multiplica só;

  •  Spyware não é vírus. Fim.

     

  • Parei em: "...um tipo de vírus..."

  • WORM SE PROPAGAM AUTOMATICAMENTE, E NÃO OS SPYWARE, DENOMINADOS COMO PROGRAMA ESPIÃO.

  • O que passa na cabeça da pessoa que copia e cola a questão aqui?

  • Os Spywares não se multiplicam de forma independente. Eles ou fazem parte de um trojan, ou são instalados diretamente na máquina por usuários mal intencionados. Os Worms é que se multiplicam automaticamente.

  • Eu acertei a questão, mas pelo motivo de que antivirus não combate spyware.

  • Firewall (Hardware ou Softwares).

    Solução de segurança que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados PODEM ser executadas, ou seja, FILTRO de conexões, que permite ou bloqueia o tráfego, segundo as regras estabelecidas.

    O firewall PODE ser Software ou Hardware.

    Firewall de Hardware: equipamento com um software de firewall instalado, por ser desenvolvido especificamente para este fim, é preparado para lidar com grandes volumes de dados e NÃO está sujeito a vulnerabilidades que eventualmente PODEM ser encontrados em um servidor convencional.

    Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.

    O firewall ajuda a proteger contra worms, vírus e hackers.

    Firewall: NÃO faz NATEAMENTO de endereços; NÃO cria VPN; NÃO analisa o conteúdo de mensagens de e-mails; NÃO criptografa mensagem; NÃO é ANTIVÍRUS; NÃO impede SPAM ou PHISHING, NÃO é ANTISPYWARE.

  • ''A fim de se proteger do ataque de um spyware — um tipo de vírus (malware)...''

    parei de ler ai...

  • Parei na parte a qual diz que o spyware se multiplica.

  • Percebas, pequeno gafanhoto, na questão, é errado considerar que o spywere "crescei-vos e multiplicais-vos"

  • Anotem:

    NÃO SE PROPAGAM:

    - Trojan;

    - Spyware;

    - Backdoor;

    - Rootkit;

    PROPAGAM-SE:

    - Vírus;

    - Worm;

    - Bot;

  • Ele não se multiplica. Vide o keylogger, o qual simplesmente se camufla e armazena os itens digitados sem o consentimento do usuário. Sonhava em fazer isso no pc do meu professor para ter acesso às provas kkkkk

  • Gabarito: Errado

    Spyware não se multiplica de forma independente.

  • Spy não se multiplica, se fosse o worms... taria até certo. e outra que o FIREWALL não é antivírus.

  • Uma dica pra essa questão:

    Você não precisaria saber nem o que é o spyware, ou a sua forma de multiplicação, etc.

    Basta que saiba o que é um vírus. O vírus não se multiplica sozinho/independente, precisa de 'hospedeiro', ou seja, precisa de um programa para se multiplicar.

    A própria definição de vírus está errada no enunciado. Bastava isso para matar a questão.

    "[...] um tipo de vírus (malware) que se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado e recolhe informações pessoais dos usuários [...]"

  • Vírus não multiplica sozinho

  • spyware nem é virús... ja parei de ler ali!!

    Spyware é um Malware, espião!

  • Galera está se equivocando quanto ao erro da questão.

    Sendo direto: o erro é que os spywares não multiplicam de forma independente.

    Mas então eles são virus? Não. Todos sabem que spywares não se confundem com vírus. Entretanto saiba que malwares podem ser considerados "vírus lato sensu". A questão mencionou "tipo de vírus" nesse sentido.

    Vejamos uma questão:

    (CESPE/PF/2018) Cavalos de Troia são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro.

    CORRETA

    Você está equivocado! O gabarito é errado em razão da expressão "um tipo de vírus" pois spyware não se confunde com vírus.

    Vejamos a justificativa apresentada pela própria banca:

    O item está errado, pois Spyware não se replica sozinho.

    Será que a banca esqueceu de mencionar o "erro" acerca da expressão "um tipo de vírus"? Acredito que não.

  • Spyware não é vírus, mas pode ser usado maliciosamente. E o firewall não o detecta.

  • O Spyware não se replica sozinho.

    Um antispyware é um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover adwares e spywares. A principal diferença de um anti-spyware de um antivírus é a classe de programas que eles removem.

    Adwares e spywares são consideradas áreas “cinza”, pois nem sempre é fácil determinar o que é um adware e um spyware.

  • Spyware é um malware espião e não um vírus.

    Malware é gênero e vírus é uma espécie do gênero.

    Devemos atentar que o senso comum nos faz pensar que tudo é vírus, mas não é assim.

  • Baseada no comentário do Professor percebi que a questão possui 2 erros.

    ✏️O spyware não é um vírus

    ✏️O spyware não se multiplica de forma independente.

  • SPYWARE X VÍRUS

    SPYWARE:

    Software malicioso, espião ou Programa espião.

    Programa automático que captura informações digitadas teclado físico (keylogger) e também na tela (screenlogger)

    Utilizar antiSpyware (softwares detecta e remove spywares).

    Vírus

    Obrigatoriamente precisa ser executado pelo usuário( EM REGRA ). Porém, existem duas exceções: o vírus de SCRIPT e o vírus TIMEBOMB, que podem ser executados automaticamente. A exceção é SOMENTE para esses dois.

    ANTIVÍRUS

    programa de proteção do computador que detecta e elimina os vírus (certos programas danosos) nele existentes, assim como impede sua instalação e propagação.

  • ERRADO.

    Spyware não é um vírus de computador e não se multiplica de forma independente.

    Trata-se de um programa espião, apenas.

  • Segundo o quadro comparativo do CERT, worm e bot são similares.

    A única diferença é nas Ações maliciosas mais comuns, poiso o bot furta informações sensíveis e envia spam e phishing, enquanto o bot não.

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Na verdade, spyware não é um tipo de vírus e também não se multiplica de forma independente. 

  • ERRADO:

    o spyware é definido de maneira geral e imprecisa como um software destinado a coletar dados de um computador ou outro dispositivo, e encaminhá-los a terceiros sem o consentimento ou o conhecimento do usuário. Muitas vezes, envolve a coleta de dados confidenciais, como senhas, PINs e números de cartões de crédito, o monitoramento de pressionamentos de teclas, o rastreamento de hábitos de navegação e a coleta de endereços de e-mail.

  • Na segurança da informação, ataques e ameaças podem comprometer a privacidade do usuário.

    Um spyware é um programa espião. Ele não é um vírus de computador e não se multiplica de forma independente. O objetivo do spyware é espionar as atividades do usuário e enviar os dados captados, acerca do comportamento do usuário, a um destinatário que, em tese, usará estes dados com fins de direcionar propagandas e coisas do gênero.

  • O spyware ou "software espião" não é um vírus e sim um programa espião, e não se multiplicar de forma independente, o objetivo do programa é espionar as atividades do usuário e capturar seus dados como n° de cartão de crédito, CPF, RG, nome datas de nascimento e tudo o que for pertinente p/ enviar para ter terceiros e realizar transações eletrônicas com os dados captados ou seja-roubos.