SóProvas


ID
708310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de segurança da informação.

Uma boa prática para a salvaguarda de informações organizacionais é a categorização das informações como, por exemplo, os registros contábeis, os registros de banco de dados e os procedimentos operacionais, detalhando os períodos de retenção e os tipos de mídia de armazenagem e mantendo as chaves criptográficas associadas a essas informações em segurança, disponibilizando-as somente para pessoas autorizadas.

Alternativas
Comentários
  • O CESPE listou algumas das ações básicas para segurança de informações. Item CORRETO.
  • Certo. As chaves criptográficas associadas a essas informações em segurança, disponibilizando-as somente para pessoas autorizadas.
  • Assertiva correta.
    Seria possível responder sem conhecimento técnico em informática.
    A questão diz apenas que é uma boa prática categorizar, detalhar e proteger informações organizacionais.
    Categorizar: "categorização das informações como, por exemplo, os registros contábeis, os registros de banco de dados e os procedimentos operacionais".
    Detalhar: "
    detalhando os períodos de retenção e os tipos de mídia de armazenagem".
    Proteger: "
    mantendo as chaves criptográficas associadas a essas informações em segurança, disponibilizando-as somente para pessoas autorizadas".
  • RESPOSTA: Certo
    Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da Matemática, parte da Criptologia.[1][2] Há dois tipos de chaves criptográficas: chaves simétricas e chaves assimétrica.[3] Uma informação não-cifrada que é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de "texto claro" (plaintext). Cifragem é o processo de conversão de um texto claro para um código cifrado e decifragem é o processo contrário, de recuperar o texto original a partir de um texto cifrado. De facto, o estudo da criptografia cobre bem mais do que apenas cifragem e decifragem.
  • Para o candidato não zerar a parte de informática rs
  • essa questão devia ser considerada errada, 20 questões do cespe sobre segurança da informação e sempre dizem a mesma coisa chaves criptográficas não mantém a segurança da informação só serve para - autenticidade, irrefutabilidade e integridade, discordo veementeeeeeeeeeeeee dessa questão o cespe tem que se decidir e urgente, nem estudar pelas questões da banca é garantia de êxito, afinal nunca sei que responda eles querem. 
  • Pedro,

    você precisa ter mais atenção na forma que o cespe cobra.. quando se trata de GARANTIR a segurança através de chaves criptográficas, de fato será errada pois nada garante essa segurança.

    Mas no caso desta questão, ele apenas diz que é uma boa prática manter as chaves de criptografia em segurança disponibilizando apenas a pessoas autorizadas, e de fato é sim! não garante a segurança mas ajuda a evitar eventuais problemas.

  • Para proteger uma informação, podemos usar a criptografia dos dados.
    A criptografia consiste em proteger a informação através de chaves de codificação. Cada vez que a informação precisar ser acessada, as chaves criptográficas precisarão estar disponíveis para realizar a decodificação da informação protegida.

    Gabarito: Certo.


  • O que me fez errar nessa questão foi a palavra ''salvaguarda'' pois é o mesmo que garantir.

     

    salvaguarda

    substantivo feminino

    1.

    proteção e garantia concedidas por autoridade ou instituição.

    2.

    aquilo ou aquele que serve de garantia, de defesa, de amparo.

     

    FONTE:https://www.sinonimos.com.br/salvaguarda/

  • Certo

    Para proteger uma informação, podemos usar a criptografia dos dados.

    A criptografia consiste em proteger a informação através de chaves de codificação. Cada vez que a informação precisar ser acessada, as chaves criptográficas precisarão estar disponíveis para realizar a decodificação da informação protegida.

  • Uma questão dessas nível Juninho não vem mais kkkkkkkk

  • Gabarito Certo.

    Uma boa prática para a segurança da informação é disponibilizar os dados criptografados somente para pessoas autorizadas( de sua confiança ).

  • essa não pega nem desavisado kkkk

  • Jamais desdenhe de uma questão, por mais fácil que seja. Trate-a como todas as outras!

    Pertenceremos!!

  • Gabarito: Certo

    Uma forma de proteger (salvaguardar) as informações de uma empresa (banco de dados, registros contábeis, etc) é através do uso da Criptografia. Criptografia é tornar uma mensagem ilegível para quem não é usuário autentico da mensagem. Quando criptografamos alguma coisa estamos condicionando o acesso a informação para aqueles que tem acesso a chave, estamos então garantindo a confidencialidade dos dados.