SóProvas


ID
708958
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma empresa possui informações sobre as horas extras trabalhadas de seus funcionários em uma tabela que, além de outras colunas, contém as colunas de horário de entrada e horário de saída e o valor total a ser pago pelas horas trabalhadas. Baseado nas informações apresentadas, é correto afirmar que esta tabela

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão! A 1ªFN  é sobre grupos repetidos e multivalorados. Esse não é o caso.

    A terceira forma normal fala em dependências transitivas, por isso pensei que o campo valor total não atendesse a 3ª FN. 

    Alguém pode comentar? Pq o comentário anterior de nada ajudou! 
  • Questão meio complicada mesmo, ainda estou pensando , não tems muitos paramentros não há tabela nem informações suficientes.

    e Sobre o nosso amigo é tipico dele fazer esse tipo de coisa, copiar a resposta e pronto ...ta comentado ...fazer o que ...ignorar é o que eu estou fazendo..
  • Pois é esse tal de Mario Filho já fez isso em umas 50 questões... Fazer o que né?!

    Quanto a questão:

    Realmente a questão é muito mal formulada... Vindo da FCC a gente espera qualquer barbaridade...
    Primeiro a questão deveria deixar claro se há ou não colunas multivaloradas... Pelo que está escrito não há. São todos valores simples
    Logo necessariamente teria que estar na 1FN...

    Segundo. Estando na 1FN, a única forma de não estar na 2FN é se a chave primaria fosse composta (a questão NÃO deixa isso claro). Se a chave primária for simples ela esta na 2FN.

    A tabela claramente não vai estar na 3FN (a única afiramativa que podemos fazer) pois valor total a ser pago depende transitivamente de horário de entrada e horário de saída.
  • A primeira forma normal diz que a tabela não deve possuir atributos multivalorados.

    Como a questão fala que a tabela tem os horários de entrada, saída e o valor total a ser pago, então podemos ter a seguinte situação;

    HorarioEntrada          HorarioSaida              ValorTotalPago
    08:00                                 12:00                             50
    08:00                                 12:00                             50

    Ou seja, um funcionário pode repetir o seu horário vários dias, violando a primeira forma normal.
  • Atributos multivalorados ocorreriam por exemplo se o campo "ValorTotal" contivesse uma lista de valores relativos a cada dia, tipo "50, 20, 30" pros valores de 3 dias. Atributo multivalorado não tem relação com o número de tuplas em que o valor aparece.
    Pelas poucas informações trazidas na questão, dá pra concluir que existe dependência que o campo de valor total a ser pago pelas horas trabalhadas estaria sendo calculado como o valor da hora multiplicado pela diferença entre horário de entrada e saída que exceder a carga horária.
    Exemplo: Valor = custo *((Saída - Entrada) - 8)
    Valor = 50 *((18 - 9) - 8) ---> 1 hora extra a 50 reais a hora, valor = 50
    Ou seja, este campo seria dependência dos campos de horário de entrada e saída, e assim a tabela não estaria na 3FN.
  • Depois de ver esses comentários, como o Leonardo Marcelino e outros colegas fazem faltas nessas horas :)

     

    Para mim, as explicações que fazem sentido é ou o examinador considerou as duas horas como sendo um único atributo, ou então achou que deveria ter deixado explícito que a tabela tinha uma chave primária. Duas motivações péssimas, diga-se de passagem.

     

    Depois de ler REFERÊNCIAS, eu tive a certeza de que a questão foi HORRIVELMENTE elaborada, o que não é de surpreender em se tratando de FCC. Dava para ter notado a "pegadinha" que essa relação não está na 2FN, pq senão teriam duas assertivas corretas: a "a) encontra-se na segunda forma normal." e a "c) encontra-se na segunda forma normal, mas não na terceira forma normal.". Mas para perceber isso com todo o estresse na hora da prova é complicado..

  • Para alguns colegas aprenderem o que diz é de fato a 1FN:

     

    De acordo com Navathe, em sua 6a edição: "A primeira forma normal (1FN) agora é considerada parte da definiçaõ formal de uma relação no modelo relacional básico (plano). Historicamente, ela foi definida para reprovar atributos multivalorados, atributos compostos e suas combinações. Ela afirma que o domínio de um atributo deve incluir apenas valores atômicos (simples, indivisíveis) e que o valor de qualquer atributo em uma tupla deve ser um único valor do domínio desse atributo. Logo, 1FN reprova ter um conjunto de valores, uma tupla de valores ou uma combinação de ambos como um valor de atributo para uma única tupla. Em outras palavras, a 1FN reprova relações dentro de relações ou relações como valores de atributo dentro de tuplas. Os únicos valores de atributo permitidos pela 1FN são os valores atômicos (ou indivisíveis)."

     

    De acordo com Silberschatz, em sua 5a edição: "No modelo relacional, formalizamos essa idéia de que atributos não possuem qualquer subestrutura. Um domínio é atômico se os elementos do domínio são considerados unidades indivisíveis. Dizemos que um esquema de relação R está na primeira forma normal (1FN) se os domínios de todos os atributos de R são atômicos.

    Um conjunto de nomes é um exemplo de um valor não atômico. Por exemplo, se o esquema de uma relação funcionário incluísse um atributo filhos cujos elementos de

    domínio são conjunto de nomes, o esquema não estaria na primeira forma normal.

    Atributos compostos (como um atributo endereço com atributos componentes rua e cidade) também possuem domínios não atômicos."

     

    De acordo com Date, em sua 8a edição: "Primeira forma normal: Uma RelVar está em 1FN se e somente se, em todo valor válido dessa RelVar, cada tupla contém exatamente um valor para cada atributo.

     

    Essa definição diz apenas que qualquer RelVar está sempre em 1FN, o que naturalmente está correto."

  • O Rafael Vasconcelos deu uma explicaçao q, a principio, pderia justificar o gabarito. Os atributos horarioEntrada, saida, e Valor conteriam multivalores.
    Porem, horarioEntrada, Saida e valor referem-se a um registro da tabela, se tomarmos os dias das horas-extras, o q a questao nao informa, apesar de deixar claro q ha outras colunas.
    Ou seja, dia 01, funcionario entrou 'as 8h, saiu 'as 12h e recebeu R$ 50.00.
    Dia 02, a mesma coisa. Ou seja, repare q, em cada registro(tupla), so' ha um valor.
    Sendo assim, esta' na primeira FN.
    Nao se consegue afirmar nada sobre a 2FN, pq a questao omite as chaves. Como nao se sabe se eh simples ou composta, nao tem como afirmar se quaisquer das outras colunas dependem parcial-ou totalmente dela.
    Tambem nao esta' na 3FN, porque o atributo valorTotal depende das outras colunas, horarios de entrada e saida.
    Porem, mesmo considerando q o problema apresentado esteja na 1FN, ao analisar as alternativas, vc vai chegar a um embrolio. As alternativas A e B estariam corretas.
    Nessas horas, com uma doidice dessas da FCC, seria puro chute:
    Eu nao marcaria A ou C(apesar de considerar as duas corretas). Sobrariam a B, D e E.
    Nao marcaria a D(ela esta na 1FN, como ja expliquei); nao marcaria a E, obviamente. E me sobraria apenas a B.
    Ou seja, marcaria a menos absurda das alternativas, mas, mesmo assim, ainda erraria.
    Da pra entender.??
    Pior q isso, so o site "questooes de concursos", q bagunça com a formatacao dos texttos q a gnte posta.
  • o negócio é o seguinte: não dá para concluir NADA com este enunciado. Sendo assim, fui na resposta que é mais abrangente baseado nas poucas conclusões que se pode tirar do enunciado, que é: não está na 1FN. Acertei, mas poderia ter errado, pois falar sobre uma tabela, dsr o nome de três colunas, e perguntar qual a FN, É MAIS UMA PERGUNTA DE BÊBADO DA BANCA FCC. Passar bem....
  • Bom, apos analisar cuidadosamente todos os comentários, cheguei a conclusão que a questão pode sim esta correta e que tudo se trata de um erro de interpretação da questão baseado no nosso querido portugues (rs). Bom, vamos ao enunciado novamente e grifarei o mais importante:

    "Uma empresa possui informações sobre as horas extras trabalhadas de seus funcionários em uma tabela que, além de outras colunas, contém as colunas de horário de entrada e horário de saída e o valor total a ser pago pelas horas trabalhadas. Baseado nas informações apresentadas, é correto afirmar que esta tabela".

    Perceba aqui, que o enunciado diz que "horario de entrada e horario de saida" é apenas UMA coluna e não duas. Chego a essa conclusão pois ele utiliza a conjunção "e" ao se referir "horário de entrada E hororario de saida" bom, se tivessemos 3 colunas (conforme raciocinio geral) apos a suposta primeira coluna "horario de entrada" teriamos uma "," (virgula) e nao a conjunção, pois para listar 3 termos teriamos o primeiro e segundo separados por virgula e o ultimo separado por "e". Com isso em mente fica facil chegar ao gabarito pois a coluna "horario de entrada e horario de saida" é apenas um campo e multivalorado, o que não atende a 1FN.

    Sei isso foi realmente proposital espero que o examinador **&&^^*()*&(^)(&)(&*(&*&** . Mas enfim, concordo que a questão esta muito mal formulada e só cheguei a esta conclusão pois li todos os comentarios (concordando com a maioria) e tentando achar algum sentido para a questão. Agora, o que me veio foi essa a explicação que para mim faz sentido, mas também pode ser viagem minha, hehehhe!

    Força e fé para aguentar essa FCC!

    Grande abraço!
  • Perfeito, colegas Bernardo e Rodrigo! Pelas informações da questão, a algumas conclusões: 
    - a tabela não está na 3FN devido a dependência transitiva entre "valor_total" e "qtd_horas_extras";

    - a relação está na 1FN, pois senão não poderíamos nem chamar a "coisa" de tabela, já que pela definição de tabela: "Conjunto de linhas não ordenadas e exclusivas (ou seja, deve possuir chave primária) e com valores atômicos dos campos (monovalorado); Como a questão chamou de tabela a relação, está DEVE estar na 1FN. 
    - Não se pode afirmar nada sobre a 2FN, pois não foi passado informações sobre as dependência funcionais em relação a parte da chave (dependência parcial). Nem mesmo foi dito quem é a chave!
     Ou seja, poderia até ser a letra C (se fosse o caso existir a 2FN), mas letra C está sem cogitação.
    Péssima a questão!!!
  • Pessoal, essa é a 2ª questão da FCC que faço com a mesma pegadinha. Seguinte: onde está a chave primária da tabela? Não foi dito sequer se ela existe. Se não sabemos se existe chave primária, jamais poderemos afirmar se essa tabela é uma Relação (exige unicidade de seus elementos). Os conceitos de Formas Normais aplicam-se exclusivamente a Relações (conjuntos). Dessa forma, concluímos que não podemos afirmar se a tabela está ou não em quaisquer das formas normais.

    Resumo da ópera: sem chave primária, não há relação. Se não há relação, a tabela não está em nenhuma forma normal.

  • o RWerneck... até concordo com você.... vi a outra da FCC com QUASE a mesma idéia....

    mas na questão anterior fica claro não haver a PK, pois estão descritas TODAS as colunas da tabela...

    mas esta questão ta mesmo mal formulada dessa vez.. pois no enunciado está "além de outras colunas" ... isso torna a questão subjetiva.... dentro dessas "outras colunas" podem estar justamente a PK.

    Como a questão afirma só as colunas "Hora_Entrada", "Hora_Saída" e "Valor_Total" , só é possível avaliar a questão quanto a estas colunas.  E, por isso, que o, pelo menos, eticamente correto seria avaliar exatamente estas colunas.


  • Nosso companheiro Tiago matou a questão. A única correção que faço é que a coluna hora entrada e hora saída não é multivalorado, e sim composto. A questão foi na verdade muito bem formulada. Todo mundo pensando em BD, e se perdendo no português. Inclusive eu. Rs

  • A questão está correta!

    As formas normais visam, entre outras coisas, diminuir a redundância. Contudo, a questão diz que já se possuem os horários de entrada e de saída do funcionário (o que por si só já é um atributo composto). Além disso, se na tabela existe a entrada e a saída do funcionário, o total de horas extras pode ser calculado diretamente na aplicação, pois esse é um atributo derivado. 

    Por exemplo: Supondo uma jornada de trabalho de 8h/d o que estiver além disso é hora extra. 

    Como não se pode ter atributos compostos, e os atributos derivados devem ser removidos no momento de criação do modelo relacional, essa questão mostra um banco que não está nem na 1FN
  • Pra mim quando a questão fala uma tabela "de seus funcionários" então significa que cada tupla representa um funcionário. Se cada tupla é um funcionário, e tem colunas "hora de entrada" e "hora de saída", significa que esses dados de cada dia trabalhado ficam salvos nessas colunas. Ou seja, elas são multivaloradas e consequentemente faz com que a tabela não esteja na 1FN.

  • Eu respondi errado, mas se o enunciado for lido com bastante atenção, vai perceber que a coluna "horário de entrada e horário de saída" é uma só, correspondendo a uma multivaloração na tabela.

    Essa perguntinha foi bem safada...

  • A tabela não possui PK,

    logo, não está normalizada (não está na 1FN).

     

    Obs: Não possui PK, pois não está explícito no enunciado, então não se pode inferir a sua existência. 

  • Try el, não viaja!

  • Questão similar à Q251065 FCC, a tabela não conta com chave primária, se bem que poderia existir já que a questão fala "além de outras colunas"..