SóProvas


ID
708991
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um sistema criptográfico de chaves públicas, como o RSA, permite que um usuário autentique uma mensagem com uma assinatura digital cifrando esta mensagem

Alternativas
Comentários
  • Se alguem cifrar uma mensagem com sua chave privada, todos poderam decifrar esta mensagem com a chave pública do usuário, e apenas com esta.

    Desta forma ninguem mais pode ter cifrado a mensagem, sem ser o usuário dono da chave privada.
  • Cuidado com questões como esta, que usam as informações que você ten para te confundir, fala de chave pública, quando você lê as alternativas fala de chave pública e privada é neste ponto que surge a dúvida, afinal quem é este usuário é um cliente de um banco ? Ou o gerente deste mesmo banco ? Pois para criptografar uma mensagem se usa a chave pública, sendo descriptografada com a chave privada. O problema é que no comando da questão ele fala de autenticar com assinatura digital e não criptografar, e nas questões ele cita que a tal chave é de quem usa "sua chave", tem que se lembrar que para autenticar um documento precisa de sua assinatura pessoal não sendo diferente com a assinatura digital é sua e de mais ninguem, portanto a sua chave privada. O texto leva a pessoa a se confundir com qual é a intenção do examinador.
  • Para prover:

    - Confidencialidade/sigilo:  cifrar mensagem com a chave pública do destinatário;
    - Autenticação/não repúdio: cifrar mensagem com a chave privada do remetente (assinatura digital);

    Resposta certa: letra a)
  • A palavra "cifrando" gera uma certa dúvida na questão.

    O que é pedido é a autenticação, logo é utilizada a sua chave privada.

    Se fosse pedido confidencialidade, ai sim seria a chave pública do destinatário.
  • Chave assimétrica

    Também conhecida como "chave pública", a chave assimétrica trabalha com duas chaves: uma denominada privada e outra denominada pública. Neste método, um emissor deve criar uma chave de codificação e enviá-la ao receptor. Essa é a chave pública. Uma outra chave deve ser criada para a decodificação. Esta, a chave privada, é secreta.

    Fonte: http://www.infowester.com/criptografia.php




    Fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/criptografia-sim-trica-x-criptografia-assim-trica-criptografia-de
  • Resp a

    Na criptografia de chaves assimétricas, cada interlocutor possui 2 chaves, uma pública e uma privada. Sendo que uma mensagem só cifrada pela privada só poderá ser descriptografa pela sua correspondente pública e vice-versa.

    Se você quiser garantir a confidencialidade você deve usar a chave pública do destinatário, assim, apenas ele com a sua chave privada conseguirá ler o conteúdo da mesma, pois é quem tem a chave privada correspondente.

    Agora, como o que pede na questão é a assinatura digital, ele quer que você garanta que quem mandou aquela mensagem foi você (ou seja, autencidade), assim, basta que você criptografe a mensagem com a sua própria chave privada, que o destinatário vai conseguir garantir que foi você quem enviou aquela mensagem ao descriptografá-la com a sua chave pública correspondente.


    Assinar digitalmente uma mensagem é cifrar com a chave privada do remetente da mensagem.

  • Para garantir a confidencialidade, deve-se cifrar com a chave pública do RECEPTOR e decifrar com a chave privada do RECEPTOR!

    Para garantir a autenticidade, deve-se cifrar com a chave privada do EMISSOR e decifrar com a chave pública do EMISSOR!

    Alternativa: A