SóProvas


ID
709075
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem vários tipos de vírus de computadores, dentre eles um dos mais comuns são vírus de macros, que:

Alternativas
Comentários
  • Vírus de Macro
    Os vírus de macro (ou macro vírus) vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.
     
    Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se "reproduz", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.
     
    Resumindo, um vírus de macro infecta os arquivos do Microsoft Office (.doc - word,.xls - excel,.ppt - power point,.mdb - access.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador#V.C3.ADrus_de_Macro
  • Gabarito: C

      
    Virus armazenados em documentos, em especial do word e do excel(arquivos com extensão DOC e XLS, respectivamente). Esse tipo de vírus-conhecidos como VÍRUS DE MACRO- se aproveitam de uma facilidade destes programas, a programação de macros, para infectarem arquivos de dados.

    Em geral, além de bagunçar com o texto ou com a planilha, os vírus de macro fazem "gracinhas", reprogramando o programa. Os menus podem mudar magicamente de lugar ou opções do programa podem simplesmente desaparecer da noite para o dia.

    Fonte:  http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Virus-do-Word/314
     
  • Lembre-se desse desenho para vírus de macro!!!!

  • Para se ter uma ideia do virus de macro, ele corresponde em 80% dos virus atuais que rodam na internet.
  • Letra C. Os vírus executáveis, com extensão EXE, são diferentes dos vírus de macros, que estão dentro de documentos do Microsoft Office. Uma macro, um pequeno programa para tarefas repetitivas, é desenvolvido em Visual Basic for Applications. O vírus de macro infecta os aplicativos do Office, e caso seja nomeado como AUTOEXEC no arquivo de modelo NORMAL.DOT (ou DOTX), será carregado automaticamente. Eles se propagam por arquivos infectados, via pen drive, por exemplo, e por esta independência da rede, mesmo que o usuário navegue em sites confiáveis, por causa de um documento ou planilha infectado, ele será infectado também.
  • Sinceramente não vi diferente entre a B e C. Alguém poderia por gentileza explicar?
  • A diferença entre a letra B e C está no objeto da infecção. Um vírus de computador procura infectar um arquivo executável (EXE, COM, PIF, REG, SCR, PPS, etc), enquanto que um vírus de macro procura infectar um arquivo do Office (DOC, XLS, PPT, MDB, etc).
  • Galera, não deixem de ler a Cartilha de Segurança do Cert.Br. Nessa parte de Segurança da Informação, muita coisa a FCC tira de lá literalmente. Essa questão é um exemplo.

    Segue o link: http://cartilha.cert.br/malware/

  • Letra C

    Dica: Quando falar em vírus de macro lembrar dos editores de texto

  • Muito bom, Jéssika Alves!

  • Pessoal, a cartilha que a Jéssika recomendou é sensacional... Fica a dica... Valeu Jéssika!

  • virus de macro

    Uma macro é um conjunto de comandos que são armazenados em alguns aplicativos, e utilizados para automatizar algumas tarefas repetitivas. Um exemplo seria, em um editor de textos, definir uma macro que contenha a seqüência de passos necessários para imprimir um documento com a orientação de retrato e utilizando a escala de cores em tons de cinza.

    Um vírus de macro é escrito de forma a explorar esta facilidade de automatização e é parte de um arquivo que normalmente é manipulado por algum aplicativo que utiliza macros. Para que o vírus possa ser executado, o arquivo que o contém precisa ser aberto e, a partir dai, o vírus pode executar uma série de comandos automaticamente e infectar outros arquivos no computador.

    Existem alguns aplicativos que possuem arquivos base (modelos) que são abertos sempre que o aplicativo é executado. Caso este arquivo base seja infectado pelo vírus de macro, toda vez que o aplicativo for executado, o vírus também será.

    Arquivos nos formatos gerados pelo Microsoft Word, Excel, Powerpoint e Access são os mais suscetíveis a este tipo de vírus. Arquivos nos formatos RTF, PDF e PS são menos suscetíveis, mas isso não significa que não possam conter vírus.

  • http://cartilha.cert.br/malware/

  • V´ırus de macro: tipo espec´ıfico de v´ırus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compoe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

     Da cartilha

  • Prezados,

    Um macro vírus é um vírus de computador que altera ou substitui uma macro, que é um conjunto de comandos usados por programas para executar ações comuns. Por exemplo, a ação "documento aberto" em muitos programas de processamento de texto se baseia em uma macro para funcionar, uma vez que existem várias etapas distintas no processo. Os macros vírus mudam esse conjunto de comandos, permitindo que sejam executados sempre que a macro é executada. 

    Fonte : https://www.kaspersky.com.br/resource-center/defin...

    Portanto a alternativa correta é a letra C

  • GABARITO C

    O que são vírus de macro? (MACROSOFT)

     Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros ).

    bons estudos