SóProvas


ID
709849
Banca
FMP Concursos
Órgão
PGE-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Sobre os recursos cíveis, marque a alternativa correta, considerando as assertivas:

I – Deve ser negado provimento a recurso inadmissível.

II – O não provimento do recurso principal implica a inadmissão do recurso adesivo.

III –Os embargos de declaração interrompem o prazo para outros recursos, ainda que intempestivos.

Alternativas
Comentários
  • I - Errado. CPC,  Art. 557. "O relator negará seguimento a recurso manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou em confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior."
    II - Errado. O não provimento do recurso principal não afeta o recurso adesivo. Apenas se não for conhecido o recurso principal é que o adesivo não será admitido. CPC, Art. 500. "Cada parte interporá o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigências legais. Sendo, porém, vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposições seguintes: III - não será conhecido, se houver desistência do recurso principal, ou se for ele declarado inadmissível ou deserto.
    III - Errado. Embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos. Mas obviamente não podem ser intempestivos. CPC, Art. 538. "Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, por qualquer das partes."
    Letra d.
  • O objetivo da hipótese I (a meu ver, em menor medida, também a II) é confundir o candidato sobre os conceitos de juízo de admissibilidade e juízo de mérito. O provimento refere-se ao juízo de mérito. Assim, um recurso é provido ou não. O exame de mérito só pode ser feito se o recurso preenche os requisitos de admissibilidade recursal (cabimento e adequação, tempestividade, regularidade formal, legitimidade e interesse recursal, ausência de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer)* **. Sendo este positivo, o órgão ad quem conhece o recurso (conhecer significa o juízo positivo de admissibilidade recursal). Pode-se, posteriormente, julgar o mérito da lide.






    * Estes são os requisitos genéricos de admissibilidade recursal. Alguns recursos exigem outros, denominados de requisitos específicos de admissibilidade recursal.
    ** O juízo de admissibilidade recursal assemelha-se às condições da ação.
  • Concordo com você André, a banca quis confundir o candidato. Negar seguimento tem a ver com o juízo de admissibilidade do recurso. Negar provimento tem a ver com o juízo de mértio. São conceitos diferentes...Que casca de banana viu...
  • Apenas complemetando as respostas acima a respeito do item III, que, de fato, está incorreto. Segundo posição do STJ, os embargos de declaração apenas interrompem o prazo para interposição dos outros recursos, se opostos tempestivamente, do contrário, caso os embargos não sejam apresentados no momento oportuno, o prazo para interpor os outros recursos não sofre qualquer efeito, escoando normalmente.
    Nesse sentido:

    PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. PRAZO PARA APELAÇÃO.
    INTERPOSIÇÃO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO INTEMPESTIVOS PELA PARTE
    CONTRÁRIA. INTERRUPÇÃO. POSSIBILIDADE.
    1. Esta Corte vem entendendo que a oposição dos embargos de
    declaração interrompe o prazo para interposição de outros recursos
    (art. 538, do CPC), salvo nos casos em que estes não são conhecidos
    por intempestividade. Tal interrupção não ocorre porque o prazo
    recursal fluiu normalmente e, pois, operou-se a preclusão do direito
    de recorrer e, por conseguinte, o trânsito em julgado do decisumembargado.
    (REsp 1299821 / PB, RECURSO ESPECIAL 2011/0309475-9)sentido: