SóProvas


ID
710734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Rio+20 figura como um cenário-chave para o reordenamento discursivo e geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discute a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza, o maior controle empresarial dos recursos naturais e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco, como nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética e geoengenharia.

RIBEIRO, S. As novas fronteiras da mercantilização da natureza. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011. Suplemento especial, p.10. Adaptado.

A Conferência das Nações Unidas Rio+20 tem especificamente como tema central a

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

    Os dois temas em foco na Conferência serão: (a) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

    Fonte: http://www.rio20.info/2012/objetivos-e-temas

    Resposta: letra "e"

  • Incerteza ronda Rio+20

    Negociações sobre desenvolvimento sustentável enfrentam divergências, atrasos e disputas diplomáticas.

     

    BBC

     

    As negociações da ONU sobre desenvolvimento sustentável, no Rio, estão enfrentando divergências, atrasos e disputas diplomáticas, apenas dias antes da chegada dos líderes mundiais para assinar um novo acordo.

    O objetivo das negociações é colocar a economia mundial em um caminho mais sustentável, que ajude as pessoas a sair da pobreza e, ao mesmo tempo, proteja a natureza.

    No entanto, países em desenvolvimento se retiraram por divergências em relação a dinheiro, e a presença de palestinos trouxe complicações.

    Ativistas dizem que há pouca esperança de que haja acordo para mudanças importantes.

    'Isso já nem é mais uma questão', disse Lasse Gustavsson, diretor executivo de conservação da WWF Internacional.

    'Está claro que vamos conseguir algo, mas está igualmente claro que não vamos conseguir o que o planeta precisa', disse ele à BBC News.

    Reuniões preparatórias foram travadas na tarde de quinta-feira, quando o grupo G77 + China, que reúne 131 países em desenvolvimento, se retirou de diversas sessões.

    Eles disseram que não podiam discutir questões como economia verde - que alguns veem como um possível freio ao desenvolvimento - a menos que as nações ricas sejam claras sobre o tamanho da ajuda financeira que estão preparadas para oferecer.

  • Assertiva claramente correta a letra E;

    A Rio+20 é mais do que ''só uma conferência'',por trás disso tudo ha uma tentativa de negociar o desenvolvimento sustentável na economia global.E que todos sabemos os países mais ''prejudicados'' seriam a China (que tem aproximadamente 80% da sua energia oriunda da queima do Carvão Mineral),EUA e UE que por sinal está enfrentando uma forte crise economica e posteriormente política...

    Deus abençoe a todos nós...
     

  •      
              A Rio+20 entra para a história, assim, repetindo um problema de sua antecessora, de 1992, que padeceu por sérios problemas nos tais “meios de implementação”. A partir de 92 houve avanços históricos, com a inauguração de instituições e conceitos que hoje norteiam debates sobre mudanças climáticas – com todos os exageros que ainda rondam o tema –, convenções e protocolos. Mas a “implementação”, palavra que, em português, espeta os ouvidos, desde 20 anos atrás era um problema. “Implementar” é tornar realidade, o que exige dinheiro. Sim, migrar, preservar, criar sistemas e procedimentos de sustentabilidade é um investimento. Mas mudar o paradigma custa caro.
  • Os temas principais debatidos na RIO +20 foram:
    • ECONOMIA VERDE
    • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
       

    Destarte, ao responder uma pergunta sobre o tema acima faça relação com estes temas que comentei, isso possibilitará o acerto na maioria das questões.
  • CORRETA LETRA E

    RESULTADOS DA RIO+20 EM SÍNTESE
    • Documento final - FUTURO QUE QUERESMOS - que teve ampla influência do Brasil, alcançou consenso.
    • Definir até 2015, metas de desenvolvimento sustentável 
    • Discussão do PIB Verde
    • Adoção do Plano de Produção e Consumo Sustentável
    • Não foi deicido sobre a criação de um Orgão exclusivo , na ONU, para o meio-ambiente. Se projetava uma ONUMA, mas o Brasil tem preferencia no fortalecimento do PNUMA.
    • Possível criação em 2013, de um Fórum Político de Alto Nível que provavelmente vai substituir a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
  • A Rio+20 teve como tema central a questão ambiental. A conferência Rio+20 foi uma espécie de continuação da Conferência Eco 92, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992 e inaugurou, de certa forma, um novo tratamento para as questões ambientais no sistema internacional. Até o final dos anos de 1980, embora existissem estudos científicos revelando que os impactos ambientais produzidos pelos países eram muito graves, o tema ambiental não estava na agenda internacional como algo prioritário para os Estados. Em 1987, surgiu o termo desenvolvimento sustentável, no Relatório Brundtland, que passou a ser conhecido e usado frequentemente a partir da Eco 92. Nessa conferência, lançou-se a Agenda 21, documento que serviu como marco da institucionalização da temática ambiental no sistema interestatal. Vinte anos mais tarde, realizou-se outra conferência, a Rio+20, na tentativa de renovar e ampliar o compromisso dos Estados com a ideia de desenvolvimento sustentável, que, segundo o Relatório Brundtland, é conceituado como “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais”. 

     A alternativa correta é a letra (E).