SóProvas


ID
710737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2011, um dos países da União Europeia (EU) passou a enfrentar um de seus momentos econômicos mais difíceis, com redução de salários, criação de novos tributos – como o imposto da solidariedade – e muitos assalariados trabalhando sem receber. Estima-se que, em decorrência desse momento, até 2015, 120 mil assalariados com mais de 53 anos devem deixar o emprego. Um programa de ajuda financeira foi, então, colocado em prática pela EU, liderado pela Alemanha, a fim de recuperar a situação do país em crise.

O país europeu que, ao longo de 2011 e 2012, vive a crise descrita é a

Alternativas
Comentários
  • Por que a Europa passa por uma crise?

    A formação de uma crise financeira na zona do euro deu-se, fundamentalmente, por problemas fiscais. Alguns países, como a Grécia, gastaram mais dinheiro do conseguiram arrecadar por meio de impostos nos últimos anos. Para se financiar, passaram a acumular dívidas. Assim, a relação do endividamento sobre PIB de muitas nações do continente ultrapassou significativamente o limite de 60% estabelecido no Tratado de Maastricht, de 1992, que criou a zona do euro. No caso da economia grega, exemplo mais grave de descontrole das contas públicas, a razão dívida/PIB é mais que o dobro deste limite. A desconfiança de que os governos da região teriam dificuldade para honrar suas dívidas fez com que os investidores passassem a temer possuir ações, bem como títulos públicos e privados europeus.

    Fonte: http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/crise-europa.shtml
     Alternativa "c"


  • A questão claramente se refere a crise que a Grécia vem passando.

    Até onde sabemos essa crise iniciou na zona do Euro porque a Grécia não conseguia honrar com as suas dívidas.Ela sofria graves problemas de arrecadação fiscal.

    A Grécia é um país que vive da pesca e do turismo principalmente,e os seus gastos são maiores do que arrecadam(aproximadamente 50% do que gastam).Talvez essa seja os pontos básicos do principio da crise no velho mundo...

    Deus é fiél...
  • A crise econômica da zona do euro atingiu em cheio a Grécia: nos últimos anos, bilhões de euros foram enviados ao país pelo Banco Central Europeu, pelo FMI e pela Comissão Europeia, que tentam salvar a economia e a população grega.Para receber a ajuda externa, o governo grego aplicou medidas que mudaram a vida não só dos gregos, mas também de estrangeiros que vivem no país. Além do corte nos salários e empregos, quem mora na Grécia sofreu com o aumento nos impostos e nos preços de produtos básicos como gasolina e comida.
  • O  Banco Central Europeu (BCE), tem como uma de suas regras não financiar déficits fiscais dos Estados membros. Logo, os países ficam seriamente restringidos em suas políticas econômicas pela dificuldade de obter créditos. Encontrar-se-iam nessa situação os chamados países denominados PIIGE (anagrama para Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha).


    FONTE:http://www.ecodebate.com.br/2010/12/23/2010-economia-crise-economica-internacional-nao-se-esgotou/
  • Uma vez que, dos países acima apresentados, é a Grécia que se encaixa na descrição do enunciado como país que vem passando por grandes dificuldades econômicas. A crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008 atingiu toda a Europa, mas alguns Estados sofreram mais do que outros. No caso da Grécia, isso se explica por uma série de fatores. Para que os países da União Europeia possam aderir ao Euro, eles têm que atingir metas macroeconômicas, como reduzir significativamente o percentual da dívida pública em relação ao PIB. Há indícios substantivos de que muitas dessas metas foram maquiadas para que a Grécia entrasse na zona do euro, o que significa que, no momento da adesão, a economia grega já não ia tão bem quanto se pressupunha. Ao aderir à moeda comum, o país perdeu a autonomia de fazer política monetária, que passa a ser responsabilidade do Banco Central Europeu, na Alemanha. A política monetária pode ser bastante útil em tempos de crise econômica porque permite aos países, por exemplo, desvalorizar suas moedas, aumentando consequentemente as exportações e o montante de divisas estrangeiras. Nesse contexto, a Grécia se encontrava com uma dívida grande e crescente, sem a possibilidade de fazer política monetária e prejudicada com a redução natural da economia que ocorre em tempos de crise, como a iniciada no fim da década de 2000. Diante desse cenário, o país se viu obrigado a pedir empréstimos à União Europeia, o que veio com a condição de aplicação de um pacote de austeridade, ou seja, corte de despesas e aumento de tributos. Isso levou a desemprego em massa e a uma crise política, uma vez que a população sofre diretamente com esse tipo de medida. Vários pacotes de austeridade foram impostos desde a tomada do primeiro empréstimo, em 2010, mas a situação da Grécia não parece ter tido melhora significativa. Vale lembrar que outros países europeus também vivem situação bastante delicada, como Portugal e Espanha, que também têm grande dívida e alta taxa de desemprego. 

     A alternativa correta é a letra (C).