SóProvas


ID
710740
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No final de outubro, o governo norte-americano tomou uma decisão surpreendente. Em um relatório recheado de elogios, o Departamento do Interior autorizou o retorno da empresa British Petroleum aos trabalhos de perfuração nas águas profundas do golfo do México.
BARBOZA, M. De volta ao local do crime. Revista IstoÉ. São Paulo: Três, ano 35, n. 2191, nov. 2011, p. 118. Adaptado.
A decisão estadunidense é considerada surpreendente porque foi tomada após o seguinte fato provocado, em abril de 2010, pela empresa mencionada:

Alternativas
Comentários
  • Além dos efeitos perversos da tragédia, a BP falhou grosseiramente nos dias que se seguiram à explosão de sua plataforma. Segue-se os demais em:

    http://www.istoe.com.br/reportagens/174090_DE+VOLTA+AO+LOCAL+DO+CRIME


    alternativa "d"

  • No final de outubro, o governo americano tomou uma decisão surpreendente. Em um relatório recheado de elogios, o escritório de Segurança e Reforço Ambiental do Departamento do Interior autorizou o retorno da petroleira British Petroleum aos trabalhos de perfuração nas águas profundas do Golfo do México.
    A licença, acompanhada de frases como “a BP tem cumprido todos os requisitos de segurança avançada que temos implementado”, permite à empresa voltar ao “local do crime”, para usar uma expressão usada por ecologistas.
    Em abril de 2010, a explosão da plataforma Deepwater Horizon se tornou um desastre ambiental de proporções inéditas, causou prejuízos bilionários, desgastes igualmente caros à imagem de uma companhia centenária e até levantou questionamentos sobre a conduta do presidente dos Estados Unidos.
    Em decorrência da tragédia, a exploração de petróleo na região foi suspensa e a concessão de licenças para novas perfurações – em qualquer lugar do planeta – passou a ser muito mais rigorosa.
  • Sem sombra de dúvida a assertiva D:

    O que todos pensam como os EUA em tão pouco tempo autoriza a mema empresa exploradora de petróleo voltar ao que muitos ambientalistas chamam de ''área de crime''.Talvez a resposta esteja em dois pontos principais:

    Ainda dependemos muito da energia e dos derivados dos combustivéis fósseis; e

    A BP atendeu as novas exigencias de segurança da prestação do serviço.

    Deus abençoe a todos...


     
  • No dia 20 de abril, uma explosão na plataforma da British Petroleum Deepwater Horizon, no Golfo do México, matou 11 pessoas e rompeu tubulações no fundo do oceano. Desde então, uma quantidade estimada entre 3 e 4 milhões de barris de petróleo vazou, fazendo deste o maior acidente ambiental da história dos Estados Unidos. Em 15 de julho, a petroleira anunciou que o vazamento, enfim, foi estancado.
    BP explosão plataforma petróleo

  • O fato protagonizado pela British Petroleum nos Estados Unidos foi o vazamento marítimo de óleo em larga escala, depois de uma explosão em uma de suas plataformas no Golfo do México em 2010. Esse foi o maior vazamento de óleo da história dos Estados Unidos, com o equivalente a mais de 200 milhões de galões vazados, o que afetou cerca de 1,7 mil quilômetros da costa norte americana. Os estados da Flórida, Alabama, Mississipi e Luisiana entraram com ações na justiça contra a empresa pedindo indenização. 

    A alternativa correta é a letra (D).
  • Uma dica interessante: sempre busquem ler o título da matéria/ nome da revista.

    O título "de volta ao local do crime poderia funcionar como um direcionamento pra alternativa correta.