SóProvas


ID
710743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.
Revista Veja. São Paulo: Abril. ed. 2259, ano 45, n.10, mar. 2012, p.76. Adaptado.

Esse comprometimento norte-coreano tem como contra- partida estrangeira o recebimento de

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.


    “Em fevereiro, os EUA ofereceram avaliar a possibilidade de fornecer à Coreia do Norte ajuda em alimentos em troca da suspensão das atividades de enriquecimento de urânio e outro movimento em direção à desnuclearização da península coreana.”
  • "O governo da Coreia do Norte ignorou nesta quarta-feira (noite de terça em Brasília) a condenação da ONU (Organização das Nações Unidas) pelo lançamento de um foguete, na última sexta-feira (13), e anunciou o rompimento do acordo com os Estados Unidos para o envio de ajuda alimentícia, assinado em fevereiro".

    Matéria do site Folha.com de 17 de abril de 2012, ou seja, esse acordo não existe mais, foi rompido pelo presidente da Coréia do Norte.

    Bons estudos!
  • Assertiva A estácorreta;

    Os EUA tinha interesse de analizar o que os norte coreanos estavam desenvolvendo em troca de ajuda de alimentos para um país que na ultima década morreram milhões de habitantes vitimas da fome e da miséria no país comunista de ditadura.Mas a coréia do norte já rompeu o ''compromentimento'' com o lançamento de um outro foguete...

    Bons estudos... 
  • ESSE É O KIM JONG- UN:



    Os EUA enviarão a assistência alimentícia, consistente em sua maior parte de biscoitos e suplementos vitamínicos para crianças, em cargas de 20 mil toneladas ao longo dos próximos 12 meses.

    Acredita-se que a Coreia do Norte solicitou carregamentos de arroz aos EUA, que temem que os norte-coreanos alimentem militares em prejuízo de civis. O aparente acordo acontece menos de três semanas depois de o regime de Kim Jong-il ter assegurado que seu programa de produção de urânio pouco enriquecido, supostamente para uso civil, avançava em "bom ritmo".

    Essa declaração esfriou as expectativas por um pronto reatamento do diálogo multilateral para a desnuclearização da Coreia do Norte, que permanece estagnado desde abril de 2009, quando Pyongyang se retirou do mesmo.

  • Apenas para aclarear as dúvidas dos mais tímidos, geograficamente falando, a Coréia do Norte fica em cima (ou seja, ao norte) da Coréia do Sul. Isso já foi cobrado na prova de Auxiliar Geográfico Eleitoral e Guardador de Carros de Juiz da AGU, realizadas em 1997. Portanto, anotem essa importante informação.
  • O comprometimento norte-coreano tem como contrapartida o recebimento de alimentos enviados pelos Estados Unidos. A Coreia do Norte é o país mais fechado do mundo e sua economia é toda planificada, segundo os preceitos socialistas que o país segue. Na década de 1990, após o fim da maioria dos regimes socialistas do mundo, a Coreia do Norte passou por dificuldades, que foram agravadas também por desastres naturais e pela má gestão econômica. Isso gerou uma onda de fome muito grave, sendo que alguns dados apontam que aproximadamente 2 milhões de norte-coreanos morreram de fome na época. China e Coreia do Sul são tradicionais doadores de alimentos para a Coreia do Norte, mas, frequentemente, o país sofre com a escassez de alimentos e com a fome. Nesse contexto, os Estados Unidos também colaboram com o envio de alimentos, mas geralmente a ajuda é atrelada à cooperação da Coreia do Norte no que tange à questão nuclear e, sobretudo, ao monitoramento da distribuição dos alimentos. A ajuda americana ocorreu em 2008/2009 e poderá ocorrer novamente a qualquer momento.

     A alternativa correta é a letra (A).
  • Eu pediria que os professores datassem seus comentários, pois isto nos ajudaria a identificar a atualidade da questão, de preferência todos os professores. Aproveito para parabenizar o site com esta  atitude muito bacana! O que era bom ficou melhor ainda!