SóProvas


ID
710803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O mercado de ações pode ser classificado de acordo com o momento da negociação do título.

Quando, por exemplo, uma empresa emite novas ações, esse lançamento ocorre no mercado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Denomina-se  mercado primário quando uma empresa
    negocia sua compra e venda de 
    ações pela primeira vez, ou seja,
    as 
    ações criadas pelas empresas e simultaneamente adquiridas por investidores.  
    No jargão do mercado convencionou-se chamar a criação de 
    ações de emissão de ações,
    e a aquisição destas 
    ações pelos investidores de subscrição de ações.
  • # Ações (títulos)
    1. pode ter valor nominal ou não, a assembléia geral da S.A. que decide;
    2. a Cia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos a negociação no mercado de valores mobiliários. É aberta quando esta autorizada a negociar em bolsa de valores;
    3. Quanto à forma:
                    - nominativas registradas: quando há um registro de controle de propriedade feito pela empresa ou por terceiros, transferência por termo lavrado em livro;
                    - escriturais nominativas: quando há designação de uma IF credenciada pela CVM, que atua como fiel depositária dos títulos administrando-os via conta corrente de ações.
    4. Quanto aos direitos:
                    - ordinárias: todas com direito a voto, dão direito ao acionista de propriedade, não tem vencimento;
                    - preferênciais: o número de ações preferenciais sem direito a voto não pode ultrapassar 50% do total das ações emitidas, e dão direito ao acionista de propriedade, não tem vencimento.   
                    - fruição: distribuídas aos acionistas quando há amortização de suas ações primitivas, ações temporárias;
    5. Eventos:
                    - dividendos: distribuição de parte dos lucros em moeda, aos seus acionistas, por lei no mínimo 25% do lucro liquido do exercício devem ser distribuídos aos acionistas, a não ser que o estatuto indique outro valor;
                    - juros sobre o capital próprio: criado em 96 para compensar o fim da correção monetária dos balanços das empresas, através dele a empresa remunera o capital do acionista até o valor da TJLP;
                    - subscrição: direito dos acionistas de prioridade de aquisição de ações por aumento de capital, com preço e prazo determinado;
                    - bonificação: distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, em função do aumento de capital por incorporação de reservas;
                    - grupamento (inplit): redução da quantidade de ações em circulação, sem alterar o capital social da empresa, elevando o valor unitário da ação, melhora a imagem da empresa;
                    - desdobramento (split): a empresa aumenta a quantidade de ações em circulação sem alterar seu capital social, reduzindo o valor unitário para aumentar a liquidez.
    6. mercados:
                    - primário: quando as ações são lançadas pela primeira vez no mercado, entrada de $;
                    - secundário: ações são negociadas entre os poupadores, não há entrada de dinheiro mais influencia a imagem da empresa.
  • Só complementando


    Mercado primário de ações (underwriting): aquele onde as empresas fazem a emissão de novas ações para o público com o intuito de captação de recursos. Nesse processo as empresas vendem parte de seu capital social a  terceiros e colocam o dinheiro no caixa para novos investimentos.

    No mercado Secundário: Não há o lançamento de novas ações nem captação de recursos   para o caixa das empresas, mas simplismente a revenda das ações sob posse de algum acionista a outra pessoa. Portanto, quando as empresas vendem parte de seu capital ao público temos uma oferta primária e quando o público negocia ações entre si temos uma oferta secundária de ações.



    Bons estudos!!!

  •  

    •   Mercado Cambial: - relativo a compra e venda de divisas(por exemplo: dólares). 
    •  Mercado Futuro: é um mercado em que se negociam compromissos de compra e venda que só serão realizados no futuro. O objetivo desse tipo de negócio não é receber o produto final, mas ganhar dinheiro com a variação dos preços, que mudam diariamente.
       
    • Mercado Monetário: - relacionado ao papel moeda em poder emitido; - relacionado a política monetária.
    • (Mercado Primário) é aquele em que, em primeiro momento a ações são emitidas pelas empresa e começam a entrar com ação na bolsa.(A PRIMEIRA VEZ QUE O TÍTULO É NEGOCIADO).’’ . A emissão de ações no mercado primário ocorre quando a empresa emite pela primeira vez ações para serem negociadas no mercado. .Resposta  CORRETA(.d)
    • Mercado secundário é a transação que existe  entre uma pessoa que comprou de primeira mão  essa ação .(A SEGUNDA VEZ QUE O TÍTULO É NEGOCIADO).
    • Mercado de capitais as ações se destacam como um dos valores mobiliários mais atraentes, podendo ser negociadas no  mercado secundário, sendo as bolsas de valores um exemplo adequado.
  • Questão muito básica relacionada ao tema Mercado de Capitais. O mercado de capitais, também chamado mercado de ações pode ser dividido em dois mercados, se analisarmos o momento da oferta das ações no mercado: são eles, mercado primário e mercado secundário. O mercado primário consiste no lançamento de novas ações no mercado através de operações de underwriting.  Quando uma empresa negocia suas ações pela primeira vez, ou seja, as ações são emitidas pelas empresas e expostas para aquisição por investidores. Ao contrário no mercado secundário, não há o lançamento de novas ações nem captação de novos recursos para o caixa da empresa, mas a revenda das ações pelos sócios acionistas. A alternativa “d” é a que corresponde ao comando.


  • O mercado primário é aquele em os valores mobiliários de uma nova emissão da companhia são negociados diretamente entre a companhia e os investidores – subscritores da emissão -, e os recursos são destinados para os projetos de investimento da empresa ou para o caixa.


    Entretanto, alguns desses valores mobiliários, como as ações, representam frações patrimoniais da companhia e, dessa forma, não são resgatáveis em data pré-definida. Da mesma forma, outros podem ter prazos de vencimento muito longo. Essas características, entre outras, poderiam afastar muitos dos investidores do mercado de capitais, caso eles não tivessem como negociar com terceiros os valores mobiliários subscritos, dificultando o processo de emissão das companhias.


    O mercado secundário cumpre essa função. É o local onde os investidores negociam e transferem entre si os valores mobiliários emitidos pelas companhias. Nesse mercado ocorre apenas a transferência de propriedade e de recursos entre investidores. A companhia não tem participação. Portanto, o mercado secundário oferece liquidez aos títulos emitidos no mercado primário.