Mercado a Vista
É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Assim, quando da realização de um negócio, ao comprador cabe despender o valor financeiro envolvido na operação e ao vendedor a entrega dos títulos-objeto da transação, nos prazos estabelecidos pela BOVESPA.
Os preços são formados em pregão, pela dinâmica das forças de oferta e demanda de cada papel, o que torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui às diferentes ações.
A maior ou menor oferta e procura por determinado papel está diretamente relacionada ao comportamento histórico dos preços e, sobretudo, às perspectivas futuras da empresa emissora, aí incluindo-se sua política de dividendos, prognósticos de expansão de seu mercado e dos seus lucros, influência da política econômica sobre as atividades da empresa, etc.
GAB: LETRA B (!)
Complementando!
Fonte: Leandro Araujo
Temos uma leve desatualização, agora as transações de compra e venda de ações são realizadas no segundo dia útil.
Quando listadas em bolsa, uma ação de empresa, vira um produto qualquer. Onde o cliente pode comprar e vender de acordo com seus objetivos e anseios, e como qualquer produto a lei sobre a variação do preço será puramente a de oferta e demanda, ou seja quando tiver muita gente querendo vender a ação seu preço vai cair e vice e versa.