-
O mercado de crédito inclui as operações de financiamento de curto e médio prazo, direcionadas aos empréstimos e financiamentos
às empresas, assim como concessão de crédito às pessoas físicas. Esse mercado é constituído basicamente por bancos comerciais, bancos
-
“São classificados neste mercado todas as operações de financiamento e empréstimo de curto e médio prazo, com o objetivo de aquisição de bens de consumo corrente e de bens duráveis, e também com intuito de utilização para o capital de giro das empresas.
Neste segmento de mercado, ocorre a atuação dos bancos comerciais, bancos de investimentos e financeiras.”
O sítio www.portaldoinvestidor.gov.br define: Este sítio é da CVM.
”Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.”
-
No mercado de crédito é onde são feitos os emprésimos do dia-a-dia
- Ocorrem as operações de venda e compra;
- São efetuados empréstimos e financiamentos de curto, médio e longo prazo;
- Semelhante ao Crediário;
- Atuam nesse mercado PJ e PF que precisam de recursos para comprar bens duráveis.
-
E
"As operações neste mercado têm prazos curto, médio e longo; têm por finalidade o finaciamento do consumo das pessoas físicas, do capital fixo e do capital de giro das empresas. Esse processo envolve concessores de crédito (instituições financeiras) e tomadores finais (pessoas físicas e jurídicas), com normas preestabelecidas, tais como valor da operação, destino do uso, custo do crédito, prazo, garantias oferecidas e forma de liquidação."
Fonte: Sistema Financeiro e Bancário,
Carlos Arthur Newlands Jr.
-
Alguém sabe me responder o porquê da alternativa D estar errada? Não existe operações de longo prazo no Mercado de Crédito?
-
A
doutrina segmenta o Mercado Financeiro em quatro segmentos (alguns autores
falam cinco segmentos): Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de
Capitais e Mercado de Câmbio (alguns acrescentam do Mercado de Seguros). Cada
segmento atende aos agentes econômicos superavitários e deficitários nas suas
necessidades de intermediação financeira. É muito importante o candidato ter
conhecimento dos conceitos destes segmentos, pois o assunto é recorrente em
provas de concursos.
A
questão pede o conceito de mercado de crédito que é o segmento do mercado
financeiro que atende às necessidades dos agentes econômicos nas operações de
financiamento de curto e médio prazo, direcionadas aos empréstimos e
financiamentos a pessoas jurídicas e pessoas físicas, sendo intermediadas,
principalmente pelos bancos comerciais, bancos múltiplos e sociedades
financeiras. O gabarito da questão é a alternativa “e”.
-
Resposta : "E" , mais para complementar:
√ Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.
√ Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
√ Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
√ Mercado de câmbio: mercado onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.
-
Wendel LIma, cuidado!!! O mercado monetário atua no curto prazo, assim como frisou Samile. Já vi materiais falando em curtíssimo prazo para esse mercado.
-
Mercado Financeiro:
-Capitais: Prazo curto, médio, longo e intermediário;
-Cambial: À vista e a curto prazo;
-Monetário: À vista e curtíssimo prazo;
-Crédito: Curto e medio prazo.
-
Mercado de crédito: sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. Inclui as operações de financiamento de curto e médio prazo.
-
Mercado de crédito é o nome dado a parte do sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito.
O mercado de crédito envolve duas partes, uma credora e outra
devedora, que normalmente estabelecem uma relação contratual entre si,
podendo ser formal ou informal. Esta situação sugere que uma das partes,
a credora conceda liquidez à outra, mediante um premio de liquidez ou
de risco, comumente intitulado de juros. Nesta relação à parte credora oferece um bem a parte devedora, que na sociedade capitalista é a moeda fiduciária ou escritural.
-
O mercado de crédito inclui as operações de financiamento de curto e médio prazo. aquisição de bens de consumo corrente e de bens duráveis, e também com
intuito de utilização para o capital de giro das empresas.
-
http://robertoquaranta.blogspot.com.br/2012/03/o-mercado-financeiro-e-seus-segmentos.html
-
Autor: Karina Jacques , Prof. de Conhecimentos Bancários, Direito Eleitoral, Legislação do Ministério Público
A doutrina segmenta o Mercado Financeiro em quatro segmentos (alguns autores falam cinco segmentos): Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado de Câmbio (alguns acrescentam do Mercado de Seguros). Cada segmento atende aos agentes econômicos superavitários e deficitários nas suas necessidades de intermediação financeira. É muito importante o candidato ter conhecimento dos conceitos destes segmentos, pois o assunto é recorrente em provas de concursos.
A questão pede o conceito de mercado de crédito que é o segmento do mercado financeiro que atende às necessidades dos agentes econômicos nas operações de financiamento de curto e médio prazo, direcionadas aos empréstimos e financiamentos a pessoas jurídicas e pessoas físicas, sendo intermediadas, principalmente pelos bancos comerciais, bancos múltiplos e sociedades financeiras. O gabarito da questão é a alternativa “e”.
-
1- Antes de mais nada:
Mercado monetário: Se concentra em operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil é quem controla.
Mercado de crédito: Diversas instituições financeiras e não financeiras, atuam neste mercado, prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é quem controla.
Mercado de capitais: Canaliza recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é quem controla.
Mercado de câmbio: São negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é quem controla.
2- A questão própriamene dita:
A- Conselho Monetário Nacional.
B- Monetário;
C- Cambial;
D- Capitais;
E- CRÉDITO;
Resposta : "E"
-
Mercado de crédito:
atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro.
O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html
-
o que é o mercado de credito: é o nome dado ao SFN para concessão, ou seja: liberação e tomada de creditos. mais conhecido como finduciaria e escritural.
pode ser usado tanto por pessoas fisicas como juridicas.
Essa concessão de crédito é ultilizada por cartões, emprestimos, consiguinados, cheques especiais etc.
-
Talvez a dúvida seria entre a letra D e E...
-
a) CVM ou BACEN
b) Mercado Monetário
c) Mercado de Câmbio
d) Mercado de Capitais
e) Mercado de Crédito
-
Não é mercado de "crédito visa" kkk......o mercado de crédito, visa sempre o curto e médio prazo, geralmente envolve algum tipo de financiamento...enquanto o mercado monetário foca no curto e curtíssimo prazo, visando os empréstimos