SóProvas


ID
711070
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Um dirigente de organismo financeiro internacional privilegiou, em promoção na carreira, pessoa com quem manteve relacionamento afetivo por determinado período.
À luz das normas de conduta ética, tal atitude

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Impessoalidade



    Qualquer agente público, seja ele eleito, concursado, indicado etc, está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Assim, seus atos obrigatoriamente deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas. Ou seja, deve ser impessoal.

    http://www.algosobre.com.br/direito-administrativo/principio-da-impessoalidade.html


    A
     questão trata do princípio da impessoalidade.
  • Tá na cara que é a letra B, sendo a unica que usa a palavra inceitável porém com o resto do texto ficou ambigua, faltou uma pontuação adequada para melhorar o entendimento.
  • Como a letra B é a única que tem a palavra "inaceitável"´, é possível deduzir que ela é a resposta, mas o texto está muito mal elaborado.
    Vejam:


    À luz das normas de conduta ética, tal atitude


    é inaceitável nas empresas que editam códigos de ética, uma vez que discriminam sem utilizar critérios objetivos, mas pessoais.
    Há um erro de semantica aqui, pois a palvra "discriminam" deveria concordar com "atitude", poir é a atitude (do servidor) que discrimina sem utilizar critérios objetivos. A plavra "discriminam", no plural, poderia levar o candidato a pensar que ela concorda com "empresas" ou com "normas", ora, se as empresas ou as normas discriminassem sem utilizar critérios objetivos, a atitude do servidor, ao nomear a ex-namora, estrai correta.
    Saber no princípio da impessoalidade salva õ candidato, mas é um absuro que um erro como esse passe batido.









  • É inaceitável nas empresas que editam códigos de ética.

    GAB.B.

  • No valor Transparência é dito, de maneira cristalina, que atitudes como essa ferem o Código de Ética da Caixa:

    Oferecemos aos nossos empregados oportunidades de ascensão profissional, com critérios claros e do conhecimento de todos.

    Assim, a única alternativa que está de acordo com o normativo da Caixa é a letra B, que trata a situação como inadmissível para empresas que editam seus próprios códigos de ética, como é o caso da CEF.

    Gabarito: B

  • Achei que era a A

  • Existem dois tipos de questões: As que temos obrigação de acertar e as que vão definir a classificação. Foco e força!