-
Decreto 7378/10
Os Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia e no Cerrado (PPCDAm e PPCerrado) têm como objetivo geral promover a redução das taxas de desmatamento por meio de um conjunto de ações integradas - de ordenamento territorial e fundiário, monitoramento e controle, fomento a atividades produtivas sustentáveis e infraestrutura com base em parcerias entre governo, sociedade civil e setor privado. A expectativa é reduzir os índices de desmatamento e queimadas, de grilagem de terras públicas e de exploração madeireira ilegal, e aumentar a adoção de práticas sustentáveis e a capacidade institucional na implementação integrada de medidas de prevenção e na viabilização de atividades produtivas sustentáveis.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7378.htm
-
Certo. A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) é resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, (Rio 92), em que o Brasil assumiu compromissos para a preservação de seus biomas, inclusive do Cerrado (bioma brasileiro rico em biodiversidade, apesar do que pode levar a crer o senso comum). Nesse intuito, em 1994, o país adotou o Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), que busca promover a conservação da biodiversidade e o uso sustentável de seus componentes nos biomas: Amazônia; Cerrado e Pantanal; Caatinga; Mata Atlântica e Campos Sulinos; Zona Costeira e Marinha. Vale, ainda, citar o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado, de 2009, que elenca como causas do desmatamento do bioma a agricultura, a pecuária, bem como os danos advindos da demanda por carvão vegetal em regiões de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.
7000 questões comentada CESPE
-
A proteção do Cerrado, prevista nas metas do plano estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica, justifica-se pela necessidade de recuperação de áreas desmatadas ou degradadas pelas pastagens.
Restringiu demais especificando as pastagens....mas.....vida que segue.
-
Na segunda metade do século XX, o Cerrado foi palco da principal fronteira agrícola brasileira, que é a área por onde a agropecuária começa a avançar quando precisa de novas áreas cultiváveis de pastagem. Por isso, a região foi bastante afetada por atividades econômicas. Como o Centro-Oeste ainda é o polo mais ativo do agronegócio brasileiro, ainda há a necessidade de recuperação de áreas desmatadas ou degradadas pelas pastagens da região, o que torna o item correto.
Resposta: Certo
-
a questão restringiu as pastagens, mas lembrando que na região do cerrado predomina à agricultura, principalmente, de soja.
eu erraria na prova....
-
O Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofre com o avanço do agronegócio. Em seguida, o bioma Amazônico ( avanço do arco do desmatamento).