-
O aumento dos preços dos estacionamentos provoca uma queda no uso de veículos particulares. Considerando veículos particulares e táxis como bens substitutos, a queda no uso (ou na demanda) de um bem provoca o aumento na demanda – um deslocamento para cima e para direita e não um deslocamento ao longo da curva de demanda por serviços de táxi.
fonte: http://introducaoaeconomia.files.wordpress.com/2010/03/gabarito-lista-2a.pdf
-
Veículos particulares x táxis - bens substitutos.
Um aumento no preço do estacionamento para carros particulares faz com que aumente a quantidade de corridas de táxi, o que provoca um deslocameneto da curva, e não ao longo da curva.
Deslocamento da curva - há uma mudança em uma variável externa (não preço e quantidade do bem em questão) Deslocamento ao longo da curva - há uma mudança em uma das variáveis do bem (preço ou quantidade)
Nesse caso, a mudança que ocorre não é em relação ao preço ou quantidade das corridas de táxis, e sim em relação ao preço do estacionamento, que é uma variável externa.
-
DESLOCAMENTO DA CURVA DE
DEMANDA
Mudanças nos preços de bens relacionados (substitutos ou complementares). Na questão analisada, trata-se de bens substitutos.
Mudanças de renda (bens normais e bens inferiores)
Mudança de gosto
Mudança nas expectativas
DESLOCAMENTO AO LONGO DA CURVA DE DEMANDA
O deslocamento ao longo da curva ocorre devido a variação de seu preço no mercado, neste a curva da demanda não se desloca.
Neste caso, haveria deslocamento ao longo da curva se houvesse alteração nos preços dos serviços de táxi, o que não ocorreu.
-
Não sei se já vi questão pior que essa.
Obviamente, a alteração do preço de um bem substituto desloca a curva de demanda do outro bem. No entanto, a questão impediu que isso fosse questionado. Por meio da palavra "suponha", ela impôs que houve elevação da quantidade demandada (não da demanda). Se é imposto como verdade que (sabe-se lá como) houve elevação da quantidade demandada, o deslocamento, obrigatoriamente, foi ao longo da curva.
-
Bens substitutos, portanto, o aumento do preço de X (estacionamentos), provoca o aumento da demanda de Y (corridas de táxi), o que provocará deslocamento da curva para cima e para a direita, e NÃO ao longo da curva como diz a assertiva, portanto ERRADA.
-
Sempre que se falar na relação entre bens relacionados, a alteração se dá na curva de demanda, e não ao longo da curva. Como o preço do taxi se manteve constante (a variação de preço foi no estacionamento, não no taxi) e houve variação na demanda (nesse caso, aumento da demanda por taxi), então, o deslocamento só pode ser da curva inteira.
-
O
único fator que desloca ao longo da curva de demanda é o preço dos serviços de
taxi, este fator não foi alterado. Logo,
a modificação da demanda foi provocada por mudança no preço de outro serviço, consequentemente,
o deslocamento é da curva de demanda, e não ao longo da curva de demanda.
Gabarito: Errado.
-
A curva se desloca quando há uma alteração em uma variável que não é medida nos eixos, a mudança de preços representa um movimento ao longo da curva. Em contrapartida, a renda, os preços de bens relacionados, o gosto, as expectativas e o número de compradores não são medidos em nenhum eixo, portanto, qualquer alteração em uma dessas variáveis desloca a curva. (FONTE: INTRODUÇÃO À ECONOMIA, MANKIW, P.69)
No caso da questão o que provocaria um deslocamento ao longo da curva seria uma alteração no preço dos serviços de taxi.
-
DEMANDA
Procura, consumo, desejo: o que é melhor para o consumidor!
I. Movimento ao longo da curva se houver alteração no preço;
II. Aumento de quantidade: descola a curva para a direita;
III. Redução da quantidade: desloca a curva para a esquerda;
-
Questão errada.
Por ser um bem substituto em que se troca as vagas dos estacionamentos por taxis e com isso provocando um deslocamento DA curva (extra preço), ou seja, preço de produto relacionado.
-
É uma dificuldade com essa matéria que vcs não tem ideia.
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu só vejo esse Alex Petarli chorando pitângas, caro estudante, dedique-se mais e as dificuldades diminuirão!!!
-
Se a alteração for nas variáveis EXTERNAS, haverá o deslocamento DA curva
Como houve alteração nos preços dos estacionamentos ( algo externo, nada a ver com o preço cobrados pelos dos taxis ) desloca A curva para a direita de demanda por serviços de táxi
-
QUESTÃO ERRADA.
Preço: Deslocamento AO LONGO da curva. Se o preço subir, a quantidade demandada cai e vice-versa.
Renda: Regra geral, aumento de renda provoca aumento da demanda. Deslocamento DA curva. Se o bem for normal, aumento de renda causa aumento da demanda. Se o bem for inferior, aumento de renda causa redução da demanda.
-
O Deslocamento será da curva de demanda e não ao longo da curva..
-
O único fator que desloca ao longo da curva de demanda é o preço dos serviços de taxi, este fator não foi alterado. Logo, a modificação da demanda foi provocada por mudança no preço de outro serviço, consequentemente, o deslocamento é da curva de demanda, e não ao longo da curva de demanda.
Gabarito: Errado.
Autor: Michelle Moutinho , Mestre em Economia Aplicada (UFV) e Analista do Poder Executivo (ES)
Professora do site
-
Imagine que o serviço de taxi seja um bem substituto do estacionamento.
Como sabemos: "O aumento do preço de um bem, aumenta a demanda pelo bem substituto deste".
Desse modo, a curva de demanda (por serviços de taxi) deslocaria-se para a direita.
O erro da questão está na afirmação "ao longo da curva", o que torna o GAB ERRADO.
Quando surgir a expressão "ao longo da curva" significa que houve uma deslocamento de um ponto A para um ponto B na mesma curva (Alteração da Quantidade Demandada).
Quando surgir a expressão "um deslocamento da curva" significa que a curva deslocou-se para direita ou para a esquerda (Alteração da Oferta).
-
São bens substitutos, isto é, o aumento do preço de um bem causará aumento da demanda pelo outro.
Sobre ser ou não um deslocamento ao longo da curva da demanda é preciso saber que bens substitutos são variáveis exógenas, ou seja, variáveis externas. Dessa forma, haverá um deslocamento da curva inteira e não apenas um deslocamento sobre a curva.
CONCLUSÃO: Haverá um deslocamento da curva inteira, haja vista ter ocorrido uma variável externa - presença do aumento do preço de um bem substituto.
erros, avise-me.
GABARITO ERRADO.
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Estratégia Concursos
Da forma como o enunciado expõe a situação, fica claro que os táxis são bens substitutos para o serviço de estacionamento de veículos.
Com isso, sabemos que um aumento nos preços dos estacionamentos vai aumentar a demanda por serviços de táxi. A questão está errada, pois esse aumento se dará via deslocamento da curva de demanda por táxis para a direita, e não ao longo da curva.
-
Uai meu amigo, se você não falar se a variável é endógena ou não fica difícil...
-
Errei só por causa do "ao longo".
-
Uma questão semelhante caiu na prova da Codevasf 2021 Q1681397
O aumento do preço dos estacionamentos dos aeroportos resulta em um deslocamento para direita da curva de demanda por corridas de táxis.
Certo
O serviço de táxi (ou de qualquer aplicativo semelhante) concorre com o estacionamento do aeroporto.
Ou seja, quanto mais caro for o estacionamento do aeroporto, maior será a procura de táxi ou uber (exemplo tbm).
Portanto, essa demando que é causada por um fator exógeno será representada por um deslocamento para cima e para direita na curva de demanda.
Fora o gasto da sua gasolina, mas isso não tem nada a ver com a questão.