-
CORRETA.
A MUDANÇA NA OFERTA, AFETARÁ O COMPORTAMENTO DA CURVA, DESLOCANDO PARA DIREITA E ESQUERDA. VEJA QUE NO GRÁFICO , MANTENDO-SE NO MESMO PREÇO A CURVA TERÁ QUE SE DESLOCAR PARA BAIXO.
-
A oferta de um bem é influenciada por diversas variáveis, entre elas:
- Preço do bem
- Preço dos insumos utilizados na produção
- Inovações tecnológicas
- Preço de outros bens
A curva de oferta se desloca em relação à sua posição original quando uma dessas variáveis muda de valor. Se a mudança de valor aumentar a oferta, ela se deslocará para a direita e se diminuir para a esquerda.
A curva se desloca para baixo quando da diminuição do preço. Se o preço se manter haverá apenas o deslocamento da curva para direita.
Ou seja, para haver o deslocamento da curva para a direita e para baixo, deverá ocorrer simultaneamente, aumento da quantidade ofertada e diminuição do preço.
-
Correta.
É interessante nessa questão fazer uma análise macroeconômica. No nível macroeconômico, o fator mais importante que afeta a oferta de mão de obra é o tamanho da população ativa para realizar o trabalho, que é influenciado por taxas domésticas de natalidade, imigração e emigração. Sem qualquer outra alteração, um aumento da população em idade ativa aumenta a quantidade de mão de obra disponível, deslocando a curva de oferta para direita e para baixo.
É positivo esse deslocamento da oferta para os patrões, pois uma oferta maior de mão de obra faz com que eles possam escolher quem quiserem - e até por preço menores - para trabalhar para eles. Para os trabalhadores, contudo, o excesso da oferta de mão de obra não é interessante pois o preço dos salários não acaba sendo tão alto quanto eles gostariam como quando há escassez de serviços.
-
Acredito que a resposta deveria ser "ERRADO". A questão trata de curva de oferta agregada de longo prazo, portanto, curva vertical ao eixo das ordenadas, eixo do preço. Assim, o deslocamento da curva deveria ser apenas para a direita.
-
mão de obra especializada pode ser visto como um incremento da produtividade, o que leva a um aumento da quantidade ofertada e desloca a curva para a direta e para baixo.
-
Complementando a resposta de Gianne, a curva se desloca para baixo em virtude do ganho de produtividade a partir do uso de mão de obra especializada. Dessa forma, um menor custo é alcançado reduzindo o preço. Neste exemplo a curva de oferta é inclinada, e não vertical ao eixo como dito anteriormente.
-
Primeiramente, mudanças legislativas que facilitem a entrada de mão de
obra estrangeira especializada na área de eletrônica contribuem para aumentar a
oferta de mão de obra nesse segmento, tal fator é preponderante para dinamizar
a produção, consequentemente aumentar a quantidade produzida, ou seja, deslocar
– para baixo e para direita – a curva de oferta de longo prazo da indústria
eletrônica.
Aduz, também, da afirmativa da questão, que mudanças legislativas
geralmente decorrem longos períodos de tempo, ou seja, longo prazo, onde todos
os fatores são variáveis, não existem custos fixos.
Gabarito: Correto.
-
Mão de Obra extrangeira traz mais produtos a serem ofertados, sendo isso, o preço cai e a oferta aumenta
deslocar — (preço)para baixo e para a direita(oferta)
-
QUESTÃO CERTA.
Como a curva de demanda é descendente, seu deslocamento será para a direita e para cima. Como a curva de oferta é ascendente, seu deslocamento será para a direita e para baixo. Caso haja reduções de oferta ou demanda, o raciocínio é inverso.
DEMANDA: DIREITA E PARA CIMA (DESCENDENTE).
OFERTA: DIREITA E PARA BAIXO (ASCENDENTE).
DECOREM ISSO AÍ GALERA QUE NÃO ERRAMOS ESSE TIPO DE QUESTÃO.
-
Preço abaixa e demanda aumenta
Não desiste!
-
C. Um dos fatores que afetam a oferta é o preço dos insumos, entre eles a mão de obra. Quando se tem a entrada de mais trabalhadores, o preço de contratá-los diminui, diminuindo o custo de produção. Assim, a cuva será deslocada para baixo e para a direita.