SóProvas


ID
712519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere à economia internacional e a questões a ela relacionadas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) F. A inserção de tarifas reduz bastante o excedente do consumidor, aumenta um pouquinho o excedente do produtor, gera um "excedente para o governo" (receita tributária), mas no geral, diminui o bem-estar social (reduzem o excedente total). A análise gráfica demonstra melhor o exposto, com base nas curvas de oferta, demanda, preço internacional e inserção de tarifas sob o preço internacional.
    b) V. A famosa teoria de Ricardo, das vantagens comparativas, foi estabelecida através de um exemplo usando Portugal e Inglaterra, ambos produzindo 2 bens (tecidos e vinhos), com apenas um fator de produção: trabalho. As diferenças da produtividade marginal do trabalho (quantidade de trabalho para produzir uma unidade adicional) é que dão os ganhos no comércio internacional.
    c) F. O registro é na CONTA FINANCEIRA da CCF, uma vez que trata-se de investimento direto.
    d) F. Políticas fiscais expansionistas contribuem para ter mais demanda por moeda, e com isso, contribuem para o aumento da taxa de juros, e como isso contribuem para atrair capital externo e com isso contribuem para a VALORIZAÇÃO da moeda e para a DIMINUIÇÂO das exportações líquidas.
    e) F. As crises financeiras foram também cambiais. "Na década de 1990, muitos países, especialmente aqueles considerados emergentes, experimentaram crises cambiais e financeiras, a saber: Crise do Sistema Monetário Europeu, em 1992; Mexicana, em 1994; Asiática, em 1997, Russa, em 1998; Brasileira, em 1999; e, Argentina em 2001." In: http://igepri.org/news/2011/10/as-crises-cambiais-e-financeiras-internacionais-mexicana-1995-asiatica-1997-e-russa-1998/.
  • Teoria das vantagens comparativas preconiza que cada país deve produzir o que for mais eficiente, e trocar mercadorias com outros países, pois seu tempo empregado (horas trabalhadas) em uma atividade em que for mais eficiente gera mais retorno do que tentar produzir tudo internamente. 

  • O modelo Ricardiano trabalha com um único fator de produção = TRABALHO

  • Alguém sabe explicar o item "c" com base no BPM-6?