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ID
712741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Um exemplo de embaixada alegórica é apresentado no vídeo Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, que começa com a narração da seguinte história.
     “Dizem que Nossa Senhora tava no meio do mar. Aí vieram os caboclos e lhe chamaram, mas ela não veio não. Depois vieram os marujos brancos, mas ela só balanceou. Aí chegaram os catopês. Eles cantaram, tocaram só com caco de cuia e lata véia.Ela gostou deles, teve pena deles e saiu do mar.”
      Trata-se de um mito de reconciliação e integração, bem como de uma compensação simbólica para a experiência histórica de escravidão negra em Minas Gerais. Essa experiência é abertamente expressa em muitos textos musicais das congadas.

José Jorge de Carvalho. Um panorama da música afro-brasileira. In: Série Antropologia. Brasília: Editora da UnB, 2000.

A partir do texto acima, julgue os itens de 41 a 43 e assinale a opção correta no item 44, que é do tipo C.


A experiência histórica da escravidão negra mencionada no texto difere da experiência do regime de trabalho vigente na agroindústria açucareira nordestina, porque, na região mineradora, a rigidez das instituições e das normas vigentes impedia tanto a eventual alforria de escravos quanto a mobilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De uma forma geral, o regime de trabalho, no Nordeste açucareiro e na região

    mineradora, se assemelhava, apoiado na escravidão africana; no entanto, nas minas do século XVIII

    encontramos novas relações sociais, que são exceção, porém novidades diferenciadas, como a

    possibilidade de alforria ou mesmo o “negro de ganho”, nas áreas urbanas.

  • CICLO DO OURO- MOBILIDADE SOCIAL