SóProvas


ID
712882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Até 1970, a região metropolitana de São Paulo foi a “Pasárgada” brasileira: ali se instalaram as principais indústrias,  com os melhores empregos. Com a crise de 1980 e a interrupção do ciclo de expansão econômica do país, ocorreu uma reestruturação do mercado de trabalho, e o mapa migratório brasileiro começou
a apontar para novas direções.

L. P. Juttel. Rotas migratórias: norte e centro-oeste, novos polos de migração. In: Ciência e Cultura, v. 59, n.o 4, 2007 (com adaptações).

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens subsequentes.


Apesar de ter representado, no passado, um estímulo à interiorização da população brasileira, o Distrito Federal chegou ao século XXI sem que tivesse sido consolidada uma região metropolitana na região Centro-Oeste.

Alternativas
Comentários
  • É errada devido a Taguatinga que já existia?

  • O Distrito Federal é uma área altamente urbanizada e consolidou o maior centro urbano da região Centro- Oeste, influenciando a ocupação e urbanização dos municípios que ficam no seu entorno, nos estados de Goiás e Minas Gerais.

    Devido à grande conurbação dos municípios, criou-se a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, análoga a uma região metropolitana, mas que se situa em mais de uma unidade federativa.

    Sob o aspecto legal, não existe a região metropolitana de Brasília, existe a RIDE. Porém do ponto vista científico da geografia urbana e dos estudos urbanos, Brasília é uma metrópole, que influencia e polariza municípios do entorno criando uma dinâmica metropolitana, tendo consolidado a sua região metropolitana. E o erro da questão está em justamente dizer que o Distrito Federal chegou ao século XXI sem ter consolidado uma região metropolitana no Centro-Oeste. Consolidou sim.

    Fonte: Estratégia