Bem escroto esse gabarito ai hein.
E/S orientada à interrupção
Diferentemente da E/S programada, em que a CPU fica verificando o dispositivo para saber se ele está pronto para mais operações ou se terminou, na E/S orientada à interrupção, a CPU passa a realizar outras tarefas escalonadas até que seja informada pelo dispositivo, por meio de uma interrupção, que este está pronto para mais caracteres ou concluiu sua tarefa. Quando isso acontecer, o processador para o que está fazendo para executar o tratador de interrupção, quando sua execução estiver terminada, o processador volta à rotina que foi interrompida inicialmente.
Para que seja empregada essa política de interrupções existem detalhes de software e de hardware que devem ser atendidos, e para que esses detalhes sejam executados, a maioria dos computadores possuem um hardware denominado controlador de interrupções. As principais funções do controlador de interrupções são:
identificar a fonte da interrupção;
priorizar uma interrupção em relação a outra;
selecionar quais interrupções serão atendidas.
O emprego de interrupções libera o computador para realizar cálculos, então o processador fica responsável apenas por iniciar a operação de entrada-saída, e quando esta for concluída, executar o tratador de interrupção.
fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_dispositivos_de_entrada_e_sa%C3%ADda#Interrup%C3%A7%C3%A3o