SóProvas


ID
713482
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Visando garantir o manejo adequado nos procedimentos relativos à vacinação, o Programa Nacional de Imunização prevê normas técnicas para administração de vacinas.

Sobre esse tema, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual de normas e procedimentos para vacinação de 2014

    A vacina hepatite B contém o antígeno recombinante de superfície (HBsAg), que é purificado por vários métodos físico-químicos e adsorvido por hidróxido de alumínio, tendo o timerosal como conservante.

    A vacina previne a infecção pelo vírus da hepatite B.

    A vacina é indicada:

    • Para recém-nascidos, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas, ainda na maternidade ou na primeira visita ao serviço de saúde, até 30 dias de vida.

    • Para gestantes em qualquer faixa etária e idade gestacional.

    • Para a população de 1 a 49 anos de idade.

    • Para indivíduos integrantes dos grupos vulneráveis, independentemente da faixa etária ou da comprovação da condição de vulnerabilidade:

    O esquema de administração corresponde, de maneira geral, a três doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira doses (0, 1 e 6). 

    O volume da vacina hepatite B (recombinante) monovalente a ser administrado é de 0,5 mL até os 19 anos de idade e 1 mL a partir dos 20 anos.

    Administre a vacina por via intramuscular, conforme orientação dada neste Manual (na Parte III, tópico 6.3.2.3). Em usuário portador de discrasia sanguínea (por exemplo: hemofílico), a vacina pode ser administrada por via subcutânea.