SóProvas


ID
71512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca da qualidade no atendimento ao público, julgue os itens
a seguir.

Para planejar um programa de atendimento ao público por um órgão público, é necessário investigar as experiências bem-sucedidas em organizações privadas e tentar reaplicálas na realidade da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Para planejar não é necessário investigar outras organizações. O que funciona em algumas não necessariamente funciona em outras... Deve ser levado em conta na elaboração de um planejamento o estabelecimento de objetivos, identificação das necessidades e formulação de estratégias.
  • O cadidato deve estar atento para essas pegasdinhas do cespe, algumas estratégias de atendimento da iniciativa privada podem não srem efetivas dentro da realidade da administração pública, tendo que sofre modificações.
  • Essas questões do CESPE são muito delicadas, há que ter certa atenção com elas.A parte que faz com que a questão se torne falsa é "é necessário",pois nem sempre o que funciona numa organização privada, funciona numa pública.
  • O termo "é necessário" torna a questão errada, pois é possível que um órgão público efetue o seu planejamento referente à atendimento público apenas
    investigando experiências bem-sucedidas em outros órgãos públicos.
  • A questão tabém fica errada pelas finalidades de cada um. Órgãos públicos buscam o bem comum e empresas privadas, em geral, visão o lucro; uma mesma estratégia nem sempre vai conseguir atingir as duas finalidades.
  • Na observância do atendimento ao público por um órgão público deve-se considerar o Decreto Nº 6.932 que dispõe sobre a simplificação do antedimento público prestado ao cidadão. Seguindo as seguintes diretrizes:

    I - presunção de boa-fé;

    II - compartilhamento de informações, nos termos da lei;

    III - atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;

    IV - racionalização de métodos e procedimentos de controle;

    V - eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido;

    VI - aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao cidadão e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações;

    VII - utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e

    VIII - articulação com Estados, Distrito Federal, Municípios e outros poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos prestados ao cidadão. 


    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6932.htm


    Questão ERRADA.

  • Vitoria Lorena, o certo é visam o lucro e não visão o lucro tá ? :)

  • Acho que estou estudando Administração Pública demais. Fui logo pensando na Reforma Gerencial, que buscou implantar experiências bem-sucedidas de empresas privadas no setor público.

  • CORRETO ADAPTA-LAS E NAO REAPLICALAS    

  • Pode-se até pesquisar instituições privadas e fazer adaptações, contudo, não é uma coisa necessária como afirma a questão.

  • não é necessário investigar outras organizações