SóProvas


ID
715480
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil (ZEE), previsto na Lei no 6.938 de 1981 como um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, foi regulamentado pelo Decreto no 4.297, de 10 de julho de 2002, e suas alterações, que estabeleceram também os seus critérios mínimos.

Sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil (ZEE), tem-se o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Referencia: DECRETO Nº 4.297

    Resposta correta - Alternativa D:

    Art. 6º Compete ao Poder Público Federal elaborar e executar o ZEE nacional e regionais, quando tiver por objeto biomas brasileiros ou territórios abrangidos por planos e projetos prioritários estabelecidos pelo Governo Federal

    Respostas erradas:

      Art. 4o  O processo de elaboração e implementação do ZEE:
            I - buscará a sustentabilidade ecológica, econômica e social, com vistas a compatibilizar o crescimento econômico e a proteção dos recursos naturais, em favor das presentes e futuras gerações, em decorrência do reconhecimento de valor intrínseco à biodiversidade e a seus componentes; (Alternativa B errada)
         II - contará com ampla participação democrática, compartilhando suas ações e responsabilidades entre os diferentes níveis da administração pública e da sociedade civil; e 
            III - valorizará o conhecimento científico multidisciplinar. (Alternativa A errada)

     Art. 6º
          § 2º O Poder Público Federal deverá reunir e sistematizar as informações geradas, inclusive pelos Estados e Municípios, bem como disponibilizá-las publicamente. (Alternativa E errada)


    Sobre a Alternativa C:


    Art. 11.  O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades de proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.

            Parágrafo único.  A instituição de zonas orientar-se-á pelos princípios da utilidade e da simplicidade, de modo a facilitar a implementação de seus limites e restrições pelo Poder Público, bem como sua compreensão pelos cidadãos.

    Observação, a Alternativa está errada porque não cita no Decreto a respeito de considerar os limites  das 
    bacias hidrográficas como fronteiras das zonas divididas. Porém, Na Lei 9433 ( Política Nacional de Recursos Hídricos ), nos fundamentos da lei, no Art 1º, considera a Bacia Hidrográfica com unidade territorial básica.

  • A lei 9433 expõe que a bacia hidrográfica é unidade territorial para a implantação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Quanto ao ZEE, essa definição não se aplica.