-
ARQUIVOS CORRENTEÉ a fase em que os documentos são criados;- Nesta fase os documentos tramitam bastante e são muito consultados;- Os arquivos correntes se localizam nos próprios setores que produzem/recebem os documentos (Arquivos Setoriais) ou em locais próximos a estes (Arquivo Central/Geral).
-
A teoria das três idades é clara, o arquivo corrente deve ser mantido próximo ao setor de trabalho e contem documentos que são constantemente consultados, nessa fase os documentos aguardam a transferência para a fase intermediária ou o recolhimento para o arquivo permanente ou a sua eliminação.
-
Bom lembrar também que a passagem do documento da fase corrente para a fase intermediária chama-se transferência.
Já a passagem da fase corrente ou intermediária para a fase permanente chama-se recolhimento.
- FASE CORRENTE transferência > FASE INTERMEDIÁRIA
- FASES CORRENTE OU INTERMEDIÁRIA recolhimento > FASE PERMANENTE
;)
-
Importante observar que os arquivos correntes não precisam ser transferidos para o arquivo limbo - intermediário - para depois serem recolhidos para o permanente para sua guarda ou eliminação. Eles poderão ser recolhidos diretamente para o permanente sem necessidade de passar pelo intermediário .
-
EXEMPLO DA TABELA DE TEMPORALIDADE: Temporalidade é um documento que define prazos de guarda e destinação de documentos de valor corrente e/ou intermediário. Além disso, estabelece a destinação de documentos, que pode ser por descarte ou guarda permanente.
-
Discordo.O enunciado diz " ... que aguardam transferência ao arquivo intermediário ..." , significando que tais arquivos já perderam seu valor primário , não podendo mais serem chamados de arquivos correntes. A CESPE e seu português dubio....
-
como pode um arquivo permanente considerar um arquivo corrente, já que aqueleé de uso historico?
então pode resolver essa questão tranquilo..
-
Eita CESPE!
pode ocorrer eliminação do arquivo permanente?
agradeço explicação!
-
."..recolhimento ao arquivo permanente ou a eliminação", a questão não falou em eliminação de arquivo permanente, e sim que o arquivo seria recolhido ou eliminado.
-
Questão certa.
"1.Arquivo de primeira idade ou corrente,constituído de documentos em curso(emprestados a outros setores com relativa frequência) ou consultados freqüentemente,conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso”.Por documentos em curso entenda-se que, nesta fase,os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados, o que não quer dizer que,necessariamente, estes documentos devam estar tramitando todo o tempo. "
leia mais em:
http://www.grancursos.com.br/novo/upload/ARQUIVOLOGIA_TEORIA_03_03_2012_20120227174929.pdf (páginas 9 e 10)
-
Os arquivos correntes são constituídos de documentos com alto valor primário, e por isso são utilizados com frequência.
Sendo assim, esses documentos serão retidos nesta fase até que seja autorizada sua transferência, recolhimento ou eliminação, conforme determinações da tabela de temporalidade.
Portanto o item está correto.
-
------------------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE