-
MPS.BR e ISO 9000-1 não são modelos de qualidade ????
-
Complementando o comentário da amiga,
O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro é simultaneamente um movimento para a melhoria da qualidade (Programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS)
A ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. O objetivo da norma é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes.
-
Resposta , Letra B?????
NUNCA!!!
O Propósito do Cobit é ser um guia de boas práticas de gerenciamento... e nada tem a ver com qualidade de software!!!
-
Calma, meus camaradas! O gabarito da questão já foi alterado para a correta letra D!
-
A ISO 90001 não se refere exclusivamente a qualidade de software, mas também a outras áreas : Software, Hardware, Serviços e processamento de materiais. O examinador tomou umas cachaça ao elaborar essa questão.
http://www.ehow.com/facts_6814066_iso-90001-certification.html
-
CMMI, MPS.BR e ISO9000-1, são modelosde qualidade de software.
COBIT: é um guia de boas praticas e representado como framework, testes dirigidos para a gestão de tecnologia da informação.
ISO 9000: designa um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
ISO 12207: Estabele um processo de ciclo de vida do software, contendo processos, atividades e são aplicadas durante a aquisição e configuração dos serviços de sistemas, de forma a melhorá-los.
ISO 15504: Também conhecida como SPICE, define um processo de desenvolvimento de software. Ela é uma evolução da ISO 12207, mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI, porém esse não baseou-se naquela, mas são compatíveis.
ISO 20000: É a primeira norma mundial, especificamente focada para a gerencimaneto de serviços de TI. Ela não formaliza a inclusão das práticas do ITIL, embora esteja descrito na norma um conjunto de processos de gerenciamento que estão alinhados com os processos definidos dentro dos livros do ITIL.
ITIL: É um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infra-estrutura, operação e manutenção deserviços de TI.
-
O enuciado poderia terminar assim: que se refere exclusivamente a modelos de qualidade
Ou assim: que se refere, dentre outras coisas, a modelos de qualidade de software
Mas não assim: "que se refere exclusivamente a modelos de qualidade de software"
A ISO9000-1 (agora obsoleta), pelo que me consta, fazia referência a 4 tipos de produtos:
-
Hardware
-
Software
-
Processed materials
-
Services
http://www.praxiom.com/iso-9000-1.htmVida de concurseiro fazedor de questão e montador de prova é mole... mas a nossa vida de concursando tá difícil! Tu quoque, ESAF, fili mi!
-
Sabemos
que nem o COBIT (Governança e Gestão de TI), nem a ITIL (Serviços de TI) tratam de qualidade de software.
-
d-
CMMI é um modelo para a melhoria da qualidade e do processo de software em estágios evolutivos de maturidade. Os 5 níveis de maturidade são:
(1) inicial: Processo imprevisível e sem controle.
(2) Repetível: processo disciplinado.
(3) Definido: processo consistente e padronizado.
(4) Gerenciado: processo previsível e controlado
(5) Otimização: processo aperfeiçoado para sempre.