SóProvas


ID
720562
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Requisitos são capacidades e condições às quais o sistema – e em termos mais amplos, o projeto – deve atender. Entre as diversas classificações e tipos de requisitos, encontramos requisitos do usuário, requisitos de sistema e especificação de projeto de software.

Assinale a opção que trata de requisitos de usuário.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar cada item?

    Os tipos de requisitos não seriam: funcional, não-funcional e de domínio? Achei confusa a questão.

    Grato!
  • Muito abstratas.Não consegui definir tb. As questões de Eng de Soft na maioria são assim...
  • Eu tenho aqui umas definições do Sommerville, mas ainda assim não consigo ver o porquê da B ser a certa.

    Requisitos de Usuário
    Declarações, em linguagem natural e diagramas, sobre os serviços que o sistema oferece e as restrições para a sua operação. Escrito para os clientes.

    Requisitos de Sistema
    São descrições mais detalhadas das funções, serviços e restrições operacionais do sistema de software. O documento de requisitos de sistema (às vezes, chamado especificação funcional) deve definir exatamente o que deve ser implementado. Pode ser parte do contrato entre o comprador do sistema e os desenvolvedores de software.
  • Também apresentei dificuldades para identificar porque a letra B é a correta, mas após ter contato com o texto abaixo (atentem à parte grifada em amarelo), ficou mais claro o porque da B ser a correta.

    Resposta: a letra B é a única que começa com "O software deve oferecer...", e essa é uma característica de como os requisitos de usuário deverão ser redigidos.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_requisitos#Requisitos_do_utilizador

     

    Requisitos do utilizador

    Os requisitos do utilizador destinam-se portanto aos vários níveis hierárquicos da organização na qual o sistema será implementado (desde gestores a usuários), pelo que são descritos usando apenas (conforme já foi referido) linguagem natural, formulários e diagramas muito simples. Obviamente, neste nível de especificação surgem algumas dificuldades:

    • Ambiguidade: torna-se difícil descrever os requisitos de uma forma inequívoca sem tornar a sua descrição muito longa ou de difícil compreensão.

    • Confusão: ainda que possa não ser tão relevante do ponto de vista do cliente, a distinção entre requisitos funcionais/não-funcionais e objetivos do sistema torna-se difícil.

    • Agrupamento de requisitos: ao descrever as funcionalidades de um sistema, pode tornar-se difícil separar claramente os requisitos, o que leva a que vários requisitos sejam expressos como sendo apenas um.

    Algumas considerações úteis a ter em conta ao escrever uma especificação de requisitos do utilizador:

    • Usar o mesmo formato em todos os requisitos (evitam-se omissões e facilita-se a verificação dos requisitos).

    • Distinguir claramente entre comportamentos esperados e desejáveis do sistema através do uso de expressões como "O sistema permitirá criar (...)" ou "Deverá ser possível criar (...)" respectivamente. É importante deixar claro o que o sistema tem de fazer e sugestões de como o deve fazer e, acima de tudo, usar este tipo de expressões de forma consistente ao longo de todo o documento.

    • Usar formatação de texto para salientar determinados aspectos do documento (usando negrito, por exemplo).

    • Evitar usar termos demasiado técnicos ou fora do âmbito do sistema, identificando-os e definindo-os de uma forma clara quando for absolutamente necessário usá-los.