SóProvas


ID
721228
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Para que seja factível utilizar indicadores de desempenho no processo de avaliação de um órgão público é imprescindível, em primeiro lugar,

Alternativas
Comentários
  • Indicadores quantitativos e qualitativos:

    Os indicadores quantitativos referem-se às ocorrências concretas ou entes

    empíricos da realidade social, construídos a partir das estatísticas públicas

    disponíveis ou pesquisas de campo.

    Os indicadores qualitativos correspondem a medidas construídas a partir da

    avaliação dos indivíduos ou especialistas, com relação a diferentes aspectos da

    realidade, levantadas em pesquisas de opinião pública ou grupos de discussão.

     
  • po, já reclamei inúmeras vezes com os administradores do site a respeito da formatação dos comentários. Fica muito ruim ler os comentários com esses espaçamentos exagerados entre uma linha e outra e eu sei que isso é erro de estrutura do site.
    Se alguém mais se sente incomodado com isso por favor reclame também para que esse erro seja corrigido.
  • Por que a letra D também não pode ser resposta da questão?
  • Tb marquei a D Eleonora. Será que alguém pode explicar o erro?
  • Eleonora e Marina, a letra d ficou totalmente subjetiva. Ela aponta uma prática equivocada em alguns órgãos públicos, mas não fala qual medida deve ser tomada, além disso não podemos afirmar que o critério de avaliação normalmente usada nas atividades governamentais é subjetiva, considerando que muitos órgãos já adotam os critérios quantitativos e qualitativos. Por isso a letra A, está mais correta. 
  • Só acrescentando... consegui marcar a correta, pois conforme o enunciado, é pedido o que deve ser feito "EM PRIMEIRO LUGAR". Assim a opção A melhor se encaixa a esse comando...
    Bons estudos a todos!


  • SERÁ QUE NÃO HÁ NENHUM PROFESSOR OU PROFISSIONAL COMPETENTE QUE POSSA NOS FUNDAMENTAR ESSA QUESTÃO!!!
  • O grande problema é a subjetividade dessa disciplina, Gestão de Pessoas! =/
  • Decreto 7133/10
    Art. 5o A avaliação de desempenho institucional visa a aferir o alcance das metas organizacionais, podendo considerar projetos e atividades prioritárias e condições especiais de trabalho, além de outras características específicas.
    § 3o As metas referidas no § 2o devem ser objetivamente mensuráveis, utilizando-se como parâmetros indicadores que visem a aferir a qualidade dos serviços relacionados à atividade finalística do respectivo órgão ou entidade de lotação, levando-se em conta, no momento de sua fixação, os índices alcançados nos exercícios anteriores.
    Gabarito: a)
  • Fiquei em dúvida na letra A alguém pode explicar?

  • O grande segredo das questões da FCC é o enunciado. A questão pede o que deve ser feito "em primeiro lugar" para utilizar indicadores de desempenho. Acho que é um problema de Sequência, talvez seja mais uma questão de Raciocínio Lógico do que Gestão de Pessoas. 

    A primeira coisa a ser feita, creio eu, é "elaborar um projeto de serviço, com indicadores qualitativos e quantitativos" (a), depois disso podemos estabelecer relações (b) e diferenças (c) entre esses indicadores, a fim de superar qualquer indeterminação (d) e evitar (e) indicadores quantitativos que possam ser manipuláveis.

  • Ia marcar a A, mas fiquei com a pulga atrás da orelha por causa do termo "de serviços" 

  • Eu acho que o Daniel matou a charada. "Em primeiro lugar" = projeto

  • ara que seja factível utilizar indicadores de desempenho no processo de avaliação de um órgão público é imprescindível, em primeiro lugar, 


  • Não dar para mensurar todo o serviço de uma organização.Portanto,Primeiramente elabora-se um projeto de um serviço,por exemplo,o setor de protocolo.Utiliza-se indicadores qualitativos como:tempo de espera,atendimento ao cliente etc....ou utiliza-se indicadores quantitativos como por exemplo:quantos documentos foram respondidos em tampo hábil,quantos processos foram despachados,quantos processos foram despachados em relação ao ano anteriores.Tudo isso da uma porcentagem que é possível mensurar.A partir daí,aplica-se em outros setores.

  • a chave da questão é em primeiro lugar, não atentei p isso e errei :(

  • Sinceramente, a admnistração usada hoje em concursos é extremamente COVARDE!!!!!!!

  • Dica: falou em indicadores e apareceu a palavra mensurável (e suas variações), pode saber que há grandes chances de ser essa a resposta. Pensando assim, acertei essa questão; 

     

    Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: A mensuração da qualidade do serviço público deve incorporar a noção de mudança e melhoria na condição da sociedade para que se configure a prestação do serviço de fato.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra A. 

     

    Observação: De nada adianta termos indicadores, se não conseguimos mensaurar, isto é, medir, aferir, confrontar, comprar algo. É preciso que o objeto (seja ele um serviço ou qualquer outra coisa) detenha essa qualidade/ característica - ser mensurável.