SóProvas


ID
721669
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na decisão de escolha de um terreno ou de um imóvel, a questão das orientações solares é de grande importância para conhecer os níveis de insolação diária a que estarão sujeitas as fachadas e respectivas aberturas da edificação. Para quem vive no Hemisfério Sul,

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar essa questão?!
  • Juliana,

    Acho bem complicado explicar essa questão apenas por meio de palavras (sem usar imagens). Se tiver tempo, dá uma olhada no livro: Manual de Conforto Termico - Frota, Anesia.  Tem pra baixar na internet e explica bem direitinho essa questão.
  • No hemisfério sul, onde estamos, a fachada voltada ao norte recebe insolação o dia inteiro (tanto no inverno, quanto no verão), já a fachada sul não recebe insolação (o oposto ocorre no hemisfério norte)
    letra a) as fachadas voltadas para o Norte, no inverno, recebem insolação na maior parte do dia, pois o sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da terra em seu percurso. - Correto
    Conforme dito, as fachadas voltadas para norte recebem radiação solar durante o dia todo e, por este motivo, recomenda-se a utilização de brises horizontais.
    letra b) o ângulo que o sol forma com a superfície da Terra é pequeno, no verão, o que determina a insolação na maior parte do dia das fachadas voltadas para o Norte. Errado.
    O que dá origem às variadas estações do ano é a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Por isso, os raios solares incidirão de maneira diferente no verão e inverno, por exemplo. No verão, o sol atinge sua altura máxima (isso é aparente, lógico, visto que é a Terra que se move ao redor do Sol) e, por isso, os dias são mais longos e a incidência dos raios solares são praticamente perpendiculares. No inverno, o sol está mais baixo, fazendo com que os raios incidam de maneira mais angular, dispersando-os mais sobre a superfície e, por este motivo, não chegam com tanta "força" na nossa cuca rsrs.
    Então, o erro está na primeira afirmativa, já que no verão o ângulo está a pino. O ângulo somente é pequeno no inverno.
    letra c) a orientação Norte é a mais desfavorável em relação às principais demandas dos usuários pelo nível mínimo de insolação diária das aberturas voltadas para essa orientação, durante o inverno.  Errado. Como dito anteriormente, a fachada norte recebe insolação o dia todo.
    letra d) a orientação Sul é a mais desfavorável pelo fato de receber sol nas primeiras horas da tarde, no verão, o que determina excesso de calor em ambientes voltados para essa orientação. Errado. A orientação sul não recebe raios solares.
    letra e) a orientação Norte é a mais favorável pelo fato de, no verão, receber sol exclusivamente no período da manhã, o que determina temperaturas amenas para os ambientes voltados para essa orientação. Errado. a orientação norte recebe sol o dia todo.
    Espero ter ajudado...


  • FONTE: http://www.cimentoeareia.com.br/orientacoes.htm


    De maneira geral, para quem vive no hemisfério sul (ao sul da linha do equador), caso de quase todo o Brasil, pode-se dizer que a orientação norte (quando as janelas são voltadas para o norte) é a que atende de maneira mais satisfatória as principais demandas da maioria dos usuários, a saber: um nível mínimo de insolação diária, Sol quando se precisa de calor (inverno), e sombra quando não se quer calor (verão). Quanto mais para o sul se vive, mais válido é este conceito. Isto se deve à variação dos ângulos que o Sol forma com a superfície da Terra em seu movimento aparente, nas diferentes épocas do ano. No inverno, as fachadas voltadas para o norte recebem insolação quase que o dia todo, pois o Sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da Terra em seu percurso. No verão, como o ângulo que o Sol forma com a superfície da Terra em seu percurso é bem maior, a tendência é a de que passe sobre as coberturas do edifícios. Desta forma, um pequeno beirado nas coberturas sobre as fachadas voltadas para o norte, já proporcionaria sombra para as mesmas.

    A orientação sul é a mais problemática, pois não recebe Sol em nenhum momento no inverno (exemplo: Porto Alegre) e, no verão, recebe apenas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde (isto varia conforme a latidude, quanto mais se aproxima do equador, mais horas de Sol se tem na fachada sul e vice-versa). Fachadas voltadas para o sul somente são favoráveis em ambientes em que o Sol é totalmente indesejado, tais como estúdios de som, laboratórios fotográficos e salas de projeção. Mesmo assim, é preciso cuidar-se os problemas decorrentes da falta de insolação, como a umidade e o mofo, por exemplo.

    As orientações leste e oeste têm características similares em termos de insolação, embora em momentos diferentes do dia. As fachadas voltadas para o leste recebem Sol pela manhã (do nascente ao meio-dia). Nas fachadas voltadas para o oeste ocorre o contrário, recebem Sol pela tarde (do meio-dia ao ocaso). Em geral, ambientes voltados para o oeste tendem a ser mais quentes do que os voltados para leste, apesar de receberem o mesmo número de horas de Sol, porque recebem Sol no período do dia em que a inércia térmica proveniente da noite anterior (frescor noturno) já foi vencida (verCuriosidades/Habitações Troglodíticas). (Fonte: MASCARÓ, Lúcia R. de - "Energia na Edificação" - Projeto Editores Associados - 1986)

     

  • A alternativa menos errada de fato é a A, no entanto, vale lembrar que as fachadas voltadas para o norte não ficam expostas ao sol a maior parte do dia, mas sim o dia todo durante o solstício de inverno do hemisfério sul, portanto, ainda está equivocada

  • a) as fachadas voltadas para o Norte, no inverno, recebem insolação na maior parte do dia, pois o sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da terra em seu percurso.

     b) o ângulo que o sol forma com a superfície da Terra é pequeno, no verão (no inverno) , o que determina a insolação na maior parte do dia das fachadas voltadas para o Norte.

     c) a orientação Norte é a mais desfavorável em relação às principais demandas dos usuários pelo nível mínimo de insolação diária das aberturas voltadas para essa orientação, durante o invernoA orientação Norte é a mais favorável no inverno.

     d) a orientação Sul é a mais desfavorável pelo fato de receber sol nas primeiras horas da tarde (insolação pela manhã), no verão, o que determina excesso de calor em ambientes voltados para essa orientação.

     e) a orientação Norte é a mais favorável pelo fato de, no verão (no inverno).receber sol exclusivamente no período da manhã, o que determina temperaturas amenas para os ambientes voltados para essa orientação.