SóProvas


ID
721672
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A verificação da orientação magnética em plantas do levantamento planialtimétrico é necessária para obter dados a respeito

Alternativas
Comentários
  • LETRA B:

    Explicando melhor....
    Levantamento Topográfico

    •É o estudo do terreno, visando verificar as divisas, suas dimensões e desníveis. O levantamento topográfico é dividido em três etapas:

    •Planialtimétrico: abrange somente as divisas e os ângulos;

    •Altimétrico: abrange as curvas de nível e alturas do terreno;

    •Planimétrico: é o levantamento topográfico propriamente dito; apresenta o estudo planialtimétrico e altimétrico do terreno.

    Levantamento Topogáfico

    •Curvas de Nível: São linhas curvas que indicam as alturas e a inclinação do terreno. As curvas de nível devem ser apresentadas de metro em metro em um levantamento topográfico.

    Estas curvas são definidas de acordo com a sinuosidade do terreno: quanto mais próxima indica que o terreno possui inclinação, quanto mais espaçadas, indicam que o terreno é pouco inclinado ou até mesmo plano.

    Levantamento Topográfico

    Orientação: É a posição do norte em relação ao terreno; este deve constar no Levantamento Topográfico, pois é de fundamental importância para o arquiteto elaborar o projeto.

    •Existem dois tipos de orientação: a magnética (bússola) e a verdadeira que é geográfica. No Levantamento Topográfico é utilizado a verdadeira, pois a magnética apresenta variações no decorrer dos anos.

  • O levantamento topográfico deve ser elaborado na fase de levantamentos de dados com a intenção de auxiliar o profissional. Ele pode ser classificado como:
    - Planimétrico : fornece as distâncias e ângulos horizontais
    - Altimétrico: fornece as distâncias e ângulos verticais
    - Planialtimétrico: fornece as distâncias e ângulos verticais e horizontais
     
    Deve ser representado nos levantamentos topográficos os seguintes itens: 
     
    - Perímetro do terreno com ângulos internos e dimensões dos lados, além de tabela de coordenadas dos pontos topográficos principais;
    - Área do terreno;
    - Acidentes topográficos significativos (afloramento de rochas, águas);
    - Localização de prédios existentes, indicando: área em projeção, número de pavimentos, cotas de soleiras etc;
    - Localização de árvores, bueiros, postes, caixas de inspeção, cercas etc;
    - Ruas ou estradas confinantes, indicando: nome, condições do leito, calçadas etc;
    - Nome dos proprietários dos terrenos confrontantes;
    - Legenda das convenções/símbolos utilizados com suas denominações;
    - Selo técnico com endereço da área levantada, nome do proprietário, nome do responsável técnico, data do levantamento, tipo de planta e escala utilizada;
    - Referencia de nível ( RN ) predeterminado;
    - Cotas de nível dos vértices das divisas e demais pontos topográficos significativos para definição do relevo;
    - Orientação da área relacionada ao Norte verdadeiro ou magnético, com está informação pode-se verificar as incidências de luz através do posicionamento do sol.
  • Respondi por eliminação. Acredito que exista uma relação indireta, pois através da verificação da orientação magnética em planta do levantamento planialtimétrico obtemos o Norte. E a partir da definição do norte é possível obter dados sobre a da incidência de luz natural.
  • Norte magnetico,orientaçao para projetos e outros estudos, a parti dai pode-se tirar partido daventilação e iluminaçao natural.