-
NBR 5626
6.3.3.4 A pressão de ensaio em qualquer seção da tubulação,
conforme 6.3.3.3, deve ser superior a 100 kPa, qualquer
que seja a parte da instalação sob ensaio considerada
-
Segundo a NBR 15575-6:
10.1.1 Critério - Estanqueidade a água das instalações de água
As tubulações do sistema predial de água não devem apresentar vazamento quando submetidas a pressão hidrostática de, no mínimo 1,5 vez o valor da pressão prevista, em projeto, nesta mesma seção, sob condições estáticas, isto é, sem escoamento e, em nenhum caso, devem apresentar vazamento quando submetidas a pressões inferiores a 100 kPa.
-
Há equívoco na transcrição feita pela colega Manuella do trecho da NBR 15575-6. O texto correto e coerente com a questão é o seguinte:
"10.1.1 Critério – Estanqueidade à água das instalações de água - As tubulações do sistema predial de água não devem apresentar vazamento quando submetidas, durante 1h., à pressão hidrostática de 1,5 vez o valor da pressão prevista, em projeto, nesta mesma seção, e, em nenhum caso, devem ser testadas a pressões inferiores a 100 kPa. A tubulação de água quente é testada com água à temperatura de 80C, durante 1h."
-
NBR 15575-6
10.1.1 Critério – Estanqueidade à água das instalações de água
As tubulações do sistema predial de água não devem apresentar vazamento quando submetidas, durante 1h., à pressão hidrostática de 1,5 vez o valor da pressão prevista, em projeto, nesta mesma seção, e, em nenhum caso, devem ser testadas a pressões inferiores a 100 kPa.
A tubulação de água quente é testada com água à temperatura de 80º C, durante 1h.
"TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!"
-
FCC ama essa pergunta
-
Pessoal, a respectiva NBR foi atualizada, os valores corretos agora são:
-Submete-se a seção da tubulação a uma pressão de 600 kPa ou até 1,5 * a máxima tensão atuante na tubulação. Sendo considerado estanque caso após 1 hora não apresente vazamentos.
Abraços, não desistam.