SóProvas


ID
722272
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento portland.

I. As matérias-primas que influenciam o preparo e a fabricação do cimento são de natureza calcária e argilosa.

II. Os materiais usados na fabricação do cimento portland podem ser dosados em peso ou em volume; neste caso é necessário conhecer com perfeição a relação entre peso e volume, para que não ocorram danos na fabricação.

III. Os materiais usados na fabricação do cimento portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização e de aumentar a superfície específica. O processo a ser empregado pode ser por via seca ou por via úmida.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I.  VERDADEIRO. O Cimento Portland Comum pode ser definido como um aglomerante hidráulico produzido pela moagem do clínquer, que consiste essencialmente de silicatos de cálcio hidráulicos, usualmente com uma ou mais formas de sulfato de cálcio como um produto de adição. Os clínqueres são nódulos de 5 a 25mm de diâmetro de um material sinterizado, produzido pelo cozimento até fusão incipiente (± 30% de fase líquida) de uma mistura de calcário e argila, convenientemente dosada e homogeneizada, de tal forma que toda a cal se combine com os compostos argilosos, sem que, após o cozimento resulte cal livre em quantidade prejudicial.

    II. VERDADEIRO. A fabricação do cimento Portland basicamente consiste na preparação de uma mistura denominada por "cru", composta de aproximadamente 76% de calcário mais cerca de 24% de argila. Para chegar a esse percentual, o cuidado com o volume ou massa a ser adotado de cada composto é maior visto que, a variedade matéria-prima encontrada na natureza é grande, bem como sua composição. Para isto, antes do processo de clinquerização, é feita a correção do "cru" com aditivos de origem calcária, sílica, ferrosa ou aluminosa.

    III. VERDADEIRO. Há dois processos de fabrico do cimento: um em que a matéria prima é moída e homogeneizada dentro de água (via úmida) e outro em que a moedura e homogeneização se realizam a seco (via seca). 

    A primeira é a mais antiga e a mais eficaz para obter homogeneização de materiais sólidos. Hoje está caindo em desuso pois requer maior consumo de energia, por ser necessário eliminar a água do cru, por aquecimento. Devido à atual crise de energia está sendo substituída por via seca que se tornou possível graças às técnicas de fluidificação gasosa

  • CIMENTO PORTLAND

     

    -> é um pó fino composto de clínquer e gesso. Por sua vez, o clínquer é uma mistura de calcário, argila e minério de ferro.

     

    -> pode receber adições para melhorar propriedades como a escória de alto forno, materiais pozolânicos e materiais carbonáticos.

     

    -> a dosagem pode ser feita tanto em peso, quanto em volume. No entanto, devido à grande quantidade e variabilidade dos materiais encontrados na natureza, é necessário conhecer com perfeição a relação entre peso e volume e composição do material para que não ocorram erros.

     

    ->  Existem dois processos de fabricação do cimento:

     

    *  um no qual a matéria prima é moída e homogeneizada dentro da água (úmido)

     

    * outro no qual a moagem e homogeneização ocorrem a seco.

     

    O primeiro é mais eficiente e promove uma homogeneização melhor, no entanto, requer maior energia e água, por isso está caindo em desuso.

  • Pra mim a segunda questão já ficaria errada por se tratar de "peso" (Peso = massa *gravidade), e não massa, o que no meu ver estaria correto.