NBR 7211 / 2009
4 Requisitos gerais
4.1 Os agregados devem ser compostos por grãos de minerais duros, compactos, estáveis, duráveis e limpos, e não devem conter substâncias de natureza e em quantidade que possam afetar a hidratação e o endurecimento do cimento, a proteção da armadura contra a corrosão, a durabilidade ou, quando for requerido, o aspecto visual externo do concreto. O exame petrográfico realizado de acordo com a ABNT NBR 7389 e interpretado por profissional capacitado, fornece alguns dos subsídios necessários para o cumprimento destas condições. Para outras características, ver seções 5 e 6(módulo de finura para zona ótima e distribuição granulométrica envolvendo a relação diâmetro da peneira e diâmetro do agregado).
4.2 Os agregados devem ser fornecidos ao consumidor em lotes cujas unidades parciais de transporte devem ser individualizadas, mediante uma guia de remessa na qual constem pelo menos os seguintes dados:
a) nome do produtor;
b) proveniência do material;
c) identificação da classificação granulométrica de acordo com o indicado em 5.1 e 6.1;
d) massa do material ou seu volume aparente;
e) data do fornecimento.
AGREGADOS
-> possuem influência na trabalhabilidade, consumo de água, resistência do concreto, permeabilidade, etc.
- a granulometria do agregado precisa ser adequada.
- Granulometrias muito pequenas necessitam muita água para envolver os grãos e acabam prejudicando a moldagem, pega e cura do concreto e granulometria muito abertas podem gerar aumento da permeabilidade.
- Para cada caso é necessário estudar uma granulometria que promova uma relação água/cimento adequada à resistência necessária, permita a máxima compacidade e redução de índice de vazios, que reduzirá a permeabilidade e garantirá menor consumo de cimento.