Pode-se entender que se trata de acionamento de um motor elétrico CA, podendo ser monofásico ou trifásico, geralmente do tipo induzido ou síncrono.
Os controladores CA fornecem uma tensão de saída variável, mas com a frequência fixa com elevado conteúdo harmônico na faixa de tensão de saída baixa. Os ciclo conversores podem ser aplicados para obter uma tensão CA com frequência variável a partir de tensão CA fixa sem a necessidade de conversores intermediários.As principais aplicações são em acionamentos de máquinas CA em baixa velocidade até 15000 KW com frequências entre 0 e 20Hz.
Uma tensão variável com frequência variável pode ser obtida com conversões em dois estágios: Tensão CA fixa em tensão CC variável (retificadores controlados) e CC variável em CA variável em tensão e frequência (inversores). Que o caso do enunciado desta questão.
Para o controle deste inversor, são utilizados modulação por largura de pulso (item a).
No PWM (pulse width modulation) as chaves são ligadas e desligadas várias vezes durante um semiciclo. Aumentando o número de pulsos, resulta no aumento da amplitude dos harmônicos de ordem superior que são filtrados facilmente.
É possível escolher a largura dos pulsos de tal forma que certos harmônicos possam ser eliminados.
Existem diferentes métodos, sendo que o mais utilizado é o de (SPWM) (sinusoidal pulse width modulation)