SóProvas


ID
722809
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Empresa Hiena S.A. que atua no segmento de educação realizou treinamento em diversas áreas do conhecimento, para vários departamentos de determinado órgão público. A auditoria, ao analisar os contratos e cursos comparativamente aos realizados para outros órgãos e por entidades concorrentes de mesmo nível, percebeu que o custo benefício estava acima do praticado pela concorrência. Referido exame na auditoria pública tem como objetivo avaliar de forma primária a

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/sobreauditoria/objetivos-e-finalidades-da-auditoria-interna-operacional.asp

    OBJETIVOS, FINALIDADES DA AUDITORIA OPERACIONAL
    O objetivo geral da auditoria operacional com o staff da administração é assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão atingindo os objetivos da empresa ou da organização.Também é preciso considerar como premissa a busca dos três “Es”, sendo eles:.
     
    1 Eficiência: é a relação entre a obtenção de níveis máximos de produção com o mínimo de recursos possíveis, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhor qualidade.
    2 Economicidade: é a utilização ótima dos recursos humanos, materiais e financeiros, considerando a relação custo/benefício. É a parte da gerência das virtudes de poupança e da boa economia doméstica.
    3 Eficácia: são os resultados obtidos que estão de acordo com os objetivos propostos pela empresa ou organização, conforme as políticas estabelecidas, as metas operativas e outros resultados e efeitos previstos.
    JungJung (2006, p. 114) escreve que esse objetivo geral pode ser desdobrado em diversos outros objetivos específicos, dentro do mesmo escopo, como, por exemplo:.
    ·         Avaliação dos controles gerenciais internos quanto à sua adequação e eficácia;
    ·         Identificação de falhas e irregularidades no ciclo operacional;
    ·         Validação do desempenho do setor auditado e do seu ciclo operacional;
    ·         Aderência das ações operacionais administrativas às políticas, aos planos e às diretrizes;
    ·         Verificação das causas de ineficiência ou desperdícios.

    Isto posto, o enunciado da questão faz referência à economicidade. Respesta d).

    Desculpem, mas acho o comentário anterior sem nexo, sem conteúdo, sem nada. Perder tempo escrevendo o que escreveu, melhor ficar calado.
    Comentário é para ajudar. Não para se enaltecer ou marcar pontos.
  • Alguém poderia dar um exemplo da diferença de eficiência e economicidade? parece ser bem sutil, me confundo várias vezes...


  • Economicidade: é a minimização dos custos dos recursos utilizados na consecução de uma atividade, sem comprometimento dos padrões de
    qualidade. Refere-se à capacidade de uma instituição gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição.

     

    Exemplo: Você planejou passar em um concurso e optou estudar pela internet e economizou: passagens de ônibus, despesas com lanche, apostilas e mensalidades, não comprometeu o aprendizado e conseguiu ser aprovado em primeiro lugar. Nesse caso houve economicidade. Está diretamente relacionada a economizar "money", sem, todavia, perder o padrão de qualidade.

     

    Eficiência: é definida como a relação entre os produtos (bens e serviços) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para
    produzi-los, em um determinado período de tempo, mantidos os padrões de qualidade.

     

    Exemplo: Você planejou passar em um concurso e utilizou bem todos os recursos disponíveis: aprendeu a ter disciplina nos horários, adquiriu um excelente curso e fez muitas questões, nesse caso você foi eficiente.

     

    Economicidade: tem relação com aquisição. Se detém nos insumos.

    Eficiência: utiliza melhor os recursos.

  • Pra facilitar, falou em custo, falou em economicidade. Ou seja, em algo relacionado à área econômica (pensa que custo é algo vinculado à finança).

  • Diferença entre Eficiência e Economicidade:

    Eficiência: obter o mesmo resultado com o mínimo uso de recursos. Por exemplo, se todos os cursos fossem exatamente iguais entre os concorrentes, mas o curso da Hiena, por algum motivo, precisou de mais recursos do órgão, haveria um problema de ineficiência. Por exemplo, supondo que o curso da Hiena precisou usar equipamentos que consumissem mais energia elétrica do órgão, comparando com os cursos dos concorrentes, haveria ineficiência.

    A eficiência é um conceito monodimensional e normalmente se aplica a processos facilmente modeláveis, como um processo industrial.

    Economicidade: é um conceito mais amplo, que trabalha com a relação custo benefício. Por exemplo, suponha que o curso da Hiena seja 5% mais barato que o curso dos concorrentes, mas os concorrentes oferecem treinamento presencial, visitas externas, benchmarking e provas de qualificação teóricas e práticas. Por outro lado, o curso da Hiena são apenas aulas de vídeo pré-gravadas e transmitidas por internet. Então, fica fácil perceber que a relação custo benefício da Hiena é pior, com problemas de economicidade.

    CUIDADO! Muitas vezes as próprias bancas confundem os conceitos, então é preciso ter um jogo de cintura com elas.