SóProvas


ID
722812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

A empresa Jaú S.A. de capital aberto, por problemas administrativos e financeiros, não efetuou a auditoria externa de suas demonstrações financeiras nos anos de 2009, 2010 e 2011. Em 2012, por determinação da CVM foi solicitada a apresentar as auditorias de todo o período, senão teria seu registro cancelado. A empresa precisando manter essa forma de capitação de recursos, contratou auditoria para emitir

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    AS ALTERAÇÕES NAS NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE VIGENTES NO BRASIL (2)
    O RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE
    Um dos pontos mais polêmicos e de maior impacto nestas alterações das normas de auditoria independente na busca da harmonização das normas de auditoria independente das demonstrações contábeis vigentes no Brasil às normas internacionais de auditoria é a mudança não apenas do nome – de Parecer do(s) Auditor(es) Independente(s) para Relatório do(s) Auditor(es) Independente(s) – mas no seu conteúdo e nos seus conceitos.
    A NBC TA 700, emitida pelo IBRACON e aprovada pelo CFC através da Resolução nº 1231/09, de 27 de novembro de 2009, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2010, trata da FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
  • Gente, não entendi  esta questão?

    Pq diferenciou parecer de auditoria para o ano de 2009 (normas de auditoria vigentes para o período até 2009) e relatório de auditoria para os anos de 2010 e 2011.

    ????

    Muito obrigada!
  • A questão cobrou apenas, entre as mudanças introduzidas, a mudança do nome de "paracer", utlilizada até 2009, para relatório, a partir de 2010
  • Questão capciosa que cobrou apenas a atenção do candidato a respeito da alteração do nome "Parecer" para "Relatório". Vejam que as alternativas C e E, são praticamente idênticas, com exceção dos nomes:
    c) parecer de auditoria para o ano de 2009, aplicando as normas de auditoria vigentes para o período até 2009, e relatório de auditoria para os anos de 2010 e 2011, mediante aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.
    e) relatório de auditoria para o ano de 2009, aplicando as normas de auditoria vigentes para o período até 2009 e parecer de auditoria, para os anos de 2010 e 2011, mediante a aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.
    "Ou seja, se você sabe ou não os procedimentos para uma auditoria adequada, isto não importa. O que importa e se você decorou os nomes..."
  • Uma dica para esta questão seria o conhecimento de que o documento a ser utilizado pelo Auditor a partir de 2010 se chama "Relatório" e o anterior, "Parecer".

  • Até 2009 a legislação vigente dizia que o auditor devia emitir um Parecer de Auditoria.

    A partir de 2010, as novas normas de auditoria diz que o auditor deve emitir um Relatório de Auditoria.

    Sendo assim, ao auditar o período de 2009 ele deve emitir um Parecer de Auditoria e ao auditar os períodos de 2010 e 2011 ele deve emitir um Relatório de Auditoria. 



  • Resposta: C

    Comentário Prof. Rodrigo Fontenelle

    Questão que cobrou o entendimento de dois aspectos da aplicação das novas normas de auditoria: A partir de quando elas entraram em vigor e qual a nova denominação do produto entregue pelo auditor independente. Dessa forma, o candidato deveria saber que as normas atualmente vigentes devem ser aplicadas para exercícios iniciados em 01/01/2010, e que, por essas normas, o produto final do auditor independente chama-se Relatório.

    Dessa forma, o auditor contratado deveria aplicar a legislação vigente em 2009 ao auditar aquele período, e emitir um Parecer de Auditoria. A partir de 2010, deveria utilizar as novas normas e emitir um Relatório de Auditoria. Mas atenção! Mesmo em 2012 há questões utilizando a nomenclatura Parecer para se referir ao Relatório de Auditor Independente. 

  • Essa questão exigiu que o candidato diferenciasse a nomenclatura utilizada nas antigas normas e nas atuais.

    As novas normas não utilizam o termo “parecer” (até 2009). Agora é “relatório” (a partir de 2010).

    Gabarito C