Pedro, acredito que o acabamento deve der realizado do centro para a margem da restauraçao e nao o contrario, conforme vc escreveu.
''O acabamento final das restaurações de amálgama deve ser feito depois de decorridas 24 a 48 horas. De preferência, aguardar a período de uma semana. Após este período, já terão ocorridas todas as mudanças de fases que ocorrem durante a presa total do amálgama e a superfície terá maior estabilidade estrutural. O acabamento deve ser executado com fresas multilaminadas de 12 ou 30 lâminas e/ou com pontas abrasivas, em baixa rotação, com a finalidade de remover os excessos e promover um melhor contorno ou para eliminar pequenas discrepâncias marginais. Nas áreas proximais, usa-se, de preferência, discos ou tiras de lixa para amálgama. Outro procedimento também importante, e que tem influência na superfície da restauração, é o brunimento que deve ser realizado com os instrumentos apropriados, denominados brunidores, no sentido do centro da restauração para as margens; conseguindo com este passo uma superfície mais lisa, homogênea e melhor adaptação marginal.
O polimento deve ser feito com movimentos intermitentes e sob refrigeração, para evitar-se que haja um aumento exagerado de temperatura que pode provocar o afloramento de mercúrio para as camadas mais superficiais da restauração. O polimento dever ser iniciado com as pontas de borracha abrasiva de granulações decrescentes adaptadas em um contra-ângulo de baixa rotação. Estes abrasivos são encontrados nas cores marrom, verde e azul; da maior para a menor abrasividade.''