SóProvas


ID
723400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Carmelita Yazbek (1993), exclusão e subalternidade configuram-se como indicadores sociais que ocultam e revelam o lugar que o segmento de classes subalternas ocupa no processo produtivo, e sua condição de vida. Ela define classe subalterna como:

Alternativas
Comentários
  • Carmelita Yazbek analisando as classes subalternas as define como "sujeitos mergulhados no social, na trama da reciprocidade que constituem as relações sociais" e que vivenciam a pobreza e a subalternidade. Estas, resultantes direta das relações de poder instituidas na sociedade capitalista.  Classes Subalternas e Assistência Social (p. 66)

  • A os sujeitos mergulhados no social, na trama da reciprocidade que constituem as relações sociais.

    B os beneficiários dos programas sociais que se colocam de forma subalternizada na relação com o profissional e a instituição na qual buscam atendimento.

    C o segmento proletário oriundo e herdeiro do escravismo e do modelo mercantil de produção.

    Não sei

    D o conjunto de sujeitos cuja compreensão de subalternidade deve ser apreendida de forma abstrata e idealmente.

    Deve compreender subalternidades plurais considerando as especificidades geográficas, sociais, culturais e política, compreender as suas particularidades. Identificar diferentes formas de apropriação e/ou relativização do conceito.

    E os principais destinatários das políticas sociais, sobretudo aqueles que ao buscarem os serviços não o compreendem como um espaço de promoção social.por exemplo.