SóProvas


ID
723550
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre testes de sistemas, considere:

I. Testes de cenário são úteis pois podem garantir que não restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de módulos isolados do sistema, mas não garantem que a totalidade do sistema está isenta de erros.

II. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais são testados objetos e métodos específicos; testes de componentes, nos quais são testados diversos grupos de objetos; testes de sistema, nos quais são testados sistemas parciais e sistemas completos.

III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o erro da afirmativa III?
  • Com relação ao item I


         Testes de Release, temos:

    • Teste Funcional
      sendo os a
      tores:
      • equipe de teste independente - ou seja, não é feito pela equipe de desenvolvimento
        tem o objetivo de Validação

      • Tipos
      • Testes baseados em Requisitos: o requisito deve ser escrito de modo que um teste possa ser projetado para ele

         

      • Testes de Cenário: vc imagina cenários típicos de uso e os usa para desenvolver casos de teste para o sistema

         

      • Testes de Desempenho
        • + - Perfil Operacional: conjunto de testes q refletem a mistura real de trabalho q será manipulado pelo sistema
          Ex: Testes de estresse


    Com relação ao item III - o erro seria basicamente devido a troca dos termos Aceitação por de Sistema, pois

    • Teste Alfa: os usuários trabalham com a equipe de desenv. para testar o sw no local do desenvolvedor

    • Teste Beta: uma release antecipada é disponibilizada aos usuários p/ experimentarem

    • Teste de Aceitação: os clientes testam um sistema p/ decidir se está ou não pronto para ser implantado no ambiente do cliente

      • Sendo composto de 6 Estágios:
        • 1. Definir critérios de aceitação
        • 2. Planejar testes de aceitação
        • 3. Derivar testes de aceitação
        • 4. Executar testes de aceitação
        • 5. Negociar resultados de teste
        • 6. Rejeitar/Aceitar sistema
    Fonte: Ian Sommerville, Engenharia de Software, 9ª Ed.
  • III - Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho. Teste de sistema é definido no Item II da questão e não são testados pelos clientes...
  • I. Testes de cenário são úteis pois podem garantir que não restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de módulos isolados do sistema, mas não garantem que a totalidade do sistema está isenta de erros. 

    Incorreto, essa descrição é sobre testes de sistema.
  • Teste Alfa: São testes conduzidos pelo cliente nas instalações do desenvolvedor, ou seja no ambiente de desenvolvimento.
    Teste Beta: É conduzido em um ou mais locais do cliente, pelo usuário final do produto, geralmente sem a presença do desenvolvedor, o cliente reporta aos desenvolvedores os possíveis defeitos ou erros encontrados.
    Teste de Sistema: É efetuado em ambiente operacional, levando em consideração todos os requesitos do sistema, tais como pessoas, hardware, software, processos, informações etc. São conduzidos em um ambiente completo e integrado, por várias pessoas (não só os desenvolvedores).
  • I. Testes de cenário são úteis pois podem garantir que não restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de módulos isolados do sistema, mas não garantem que a totalidade do sistema está isenta de erros. (Errado)
    R.: Essa afirmação de que "garante que não restam erros no sistema" é forte, é muito difícil garantir que o sistema está livre de erros.



    II. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais são testados objetos e métodos específicos; testes de componentes, nos quais são testados diversos grupos de objetos; testes de sistema, nos quais são testados sistemas parciais e sistemas completos. (Certo)

    III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema,(teste de aceitação) em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho. (Errado)
  • II. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais são testados objetos e métodos específicos; testes de componentes, nos quais são testados diversos grupos de objetos; testes de sistema, nos quais são testados sistemas parciais e sistemas completos.

    Teste de componente é a mesma coisa que teste unitario, logo a definição correta seria a definição anterior: "são testados objetos e métodos específicos".

    Já o texto "testados diversos grupos de objetos" leva a entender que são objetos interagindo e isso nos leva a entender que está mais para teste de integração do que teste de componente.

    Para mim, todas estão erradas. Alguem tem a informação se essa questão foi anulada?
  • Acredito que o único erro da III é que o teste de sistema não é feito pelo usuário e sim pela equipe de desenvolvimento e testes.A definição que ele coloca como teste de sistema(Como está de vermelho) são as características do teste de aceitação.

    III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do 
    software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho.
  • III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho.

    Bom, a parte grifada em vermelho é teste de Aceitação o correto, por isso ficou errado o item III,

    Porém onde grifei de amarelo, fiquei com dúvida se tbm está errado, pois o teste Beta não é "sem" a presença do desenvolvedor???
    Não tem ngm comentando q essa parte tbm estaria errada, comentem ae pessoal se concordam comigo q isso tbm eh um erro...
  • @Edson, com relação a seu comentário, perceba que tem uma ambiguidade na questão veja: "(...) os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema" --> ou seja, os problemas foram descobertos junto com os desenvolvedores, mas nada diz que os desenvolvedores estão presentes no teste, entende? Para ter esse sentido deveria haver uma virgula depois de "descobertos". Mas enfim, isso é questão de portugues mas como esta na questão acredito ser valido comentar.

    Quanto a parte tecnica acredito estar errada quando ele diz que o teste beta é disponibilizado aos usuarios para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos (...). Ora! o teste beta nao é para experimentar e levantar problemas ocorridos no teste alfa, aqui serão realizados novos testes com o intuito de encontrar novos erros que nao foram detectados em fases anteriores.

    Pra mim os erros do item III esta marcado abaixo:

    Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários
    para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho. 

    Abraços, bom estudos!!!

  • A assertiva II está correta, diretamente tirada do livro do Sommerville (9th ed., página 211):

    *1. Unit testing, where individual program units or object classes are
    tested. Unit testing should focus on testing the functionality of objects or methods.*
    *2. Component testing, where several individual units are integrated to
    create composite components. Component testing should focus on testing component interfaces.*
    *3. System testing, where some or all of the components in a system are
    integrated and the system is tested as a whole. System testing should focus on
    testing component interactions*
  • Gostaria apenas de lembra-los que Sommervile define teste de sistema em duas fases: teste de integração e teste de liberação. E ainda comenta que o teste de liberação é também chamado de aceitação e realmente envolve o cliente, como muitos já disseram.

    Não menos importante, pressman menciona que o teste de sistema é composto vários teste de integração e validação e que esses não são conduzidos pelos engenheiros de software.


    Asssim, acredito que o erro não sei a troca das palavras sistemas por aceitação. 
  • Teste beta não há presença do desenvolvedor e o ambiente no qual ele é testado é externo ao do desenvolvimento

  • Neson fez um cometário que não concordo com ele. O ERRO da questão é: teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema ( teste beta é realizado em um ambiente não controlado, ou seja, o desenvolvedor não está presente neste tio de teste).

    III - Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho. Teste de sistema é definido no Item II da questão e não são testados pelos clientes...

  • III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho.

    O erro da afirmativa III é o que está em negrito. Os testes de sistema são feitos pela equipe de desenvolvimento afim de garantir que o sistema atenda as necessidades do cliente em um ambiente similar ao de produção.

    Os teste Alfa e Beta estão adequadamente definidos, a diferença de um para o outro é que o beta é feito sem a presença full time da equipe de desenvolvimento, mas ainda assim existe interação entre equipe e cliente através dos feedbacks