SóProvas


ID
723772
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na UBS, o refrigerador em que são armazenados os imunobiológicos deixou de funcionar por 2 horas e a temperatura atingiu a marca de +8 °C. Nessa situação, o nível central/estadual ou regional da rede de frio (Secretaria Estadual ou Órgão Regional de Saúde) deve ser informado e, em nível local, devem ser tomadas as seguintes providências:

I. suspender, de imediato, a utilização dos imunobiológicos, mantendo-os sob refrigeração adequada.

II. identificar os imunobiológicos sob suspeita, registrando o número do lote, quantidade, data da validade do lote, local e condições de armazenamento.

III. processar os imunobiológicos suspeitos em auto- clave, por 20 minutos, em temperatura de 100 graus centígrados e, após, desprezá-los em lixo comum.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Se a temperatura não ultrapassou +8 graus não tem a necessidade de identificar os imunobiológicos sob suspeita, pois a temperatura dos termolabeis é entre +2 a +8.
  • Lembrando que a vacinas de bactérias não podem ser congeladas!!

    A ordem de colocação das vacinas é a seguinte:

    Na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas contra vírus, na segunda vacinas contra bactérias e toxinas e na terceira prateleira os soros.

    Congelamento das vacinas e sua viabilidade

    3-Vacinas que podem congelar e que não se deterioram:

    Contra poliomielite do tipo Sabin, sarampo, caxumba, rubéola, vacina tríplice e dupla viral, varicela e febre amarela;

    3.2-Vacinas que não podem congelar pois se deterioram:

    Hepatites A e B, vacina tríplice bacteriana (DTP), dupla adulto (dT) e infantil (DT), gripe, vacina contra raiva, tétano (TT), febre tifóide, vacina contra poliomielite do tipo Salk, BCG, vacina contra Haemophilus influenzae, meningococos e pneumococos.


  • Recomenda-se, para a inutilização de vacinas compostas por microorganismos vivos, a autoclavação durante 15 minutos à temperatura de 121°C a 127°C. Não é necessário abrir os frascos durante o processo. Após o tratamento, as vacinas devem ser desprezadas em lixo comum, conforme preconiza a Resolução nº 5, de 05/08/1993, do CONAMA. Onde houver coleta de lixo hospitalar, com destinação adequada desses resíduos, os frascos de vacinas inutilizadas devem ser acondicionados em sacos plásticos, identificados como material contaminado, antes de serem encaminhados para coleta. Nesse caso, não haverá necessidade de esterelização prévia.

  • A temperatura não ultrapassou + 8 graus, não entendi porque suspender o uso imediatamente. De acordo com o manual de procedimentos para vacinação caso ocorra defeito no refrigerador ele deve ser mantido fechado por no máximo 6 horas, desde que a temperatura se mantenha entre +2 a +8, caso vá ultrapassar as 6 horas ou não seja possível manter a temperatura adequada providenciar a colocação dos produtos em caixas térmicas.

  • Concordo com a III também, pois os imunubiológicos devem ser autoclavados e após esse processo poderão ser jogados em lixo comum : Resolução nº 5, de 05/08/1993, do CONAMA. ( QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO)

  • Plano de contingência: procedimentos que devem ser realizados quando houver problemas no funcionamento dos equipamentos.

    Temperatura próxima a +7ºC - transferir imunobiológicos para caixa térmica ou refrigerador com a temperatura adequada (+2 a +8ºC).

    Quando houver suspeita ou constatado que algum imunobiológico teve desvio de qualidade - 1. comunicar o responsável técnico

                                                                                                                                                          2. identificar, separar e identificar o produto;

                                                                                            3. Preencher formulário de alterações diversas - encaminhar à Coordenação Municipal de Imunizações.