SóProvas


ID
723868
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as principais modalidades de indicadores de saúde, destacam-se os indicadores

Alternativas
Comentários
  • Indicadores de mortalidade – a morte é o último evento do processo saúde/doença e reflete imperfeitamente o processo, já que representa a doença que desencadeia em óbito, logo existem doenças com grande incidência mas baixa letalidade e acabam não sendo representadas por esse indicador. Mudanças nas taxas ao longo do tempo são em geral muito pequenas e a mortalidade é pouco útil nas avaliações de curto e médio prazo. Indicadores de Morbidade – é útil para inferir os riscos de adoecer, obter indicações para investigações de seus fatores determinantes e a escolha de ações adequadas além de conhecer mudanças numa situação de saúde no curto prazo. Porém nem sempre são completos ou confiáveis. Indicadores Ambientais – se refere a condições de moradia e do peridomicílio são estreitamente ligadas com o nível socioeconômico da população. Isso também se aplica em relação à cobertura e qualidade do saneamento básico (abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo). Indicadores Relativos aos Serviços de Saúde - São muitos os indicadores relativos ao que ocorre na assistência à saúde. Eles podem ser agrupados em indicadores de insumos, de processo e de impacto. Os indicadores de processo referem-se a detalhes do processo que conduz à manutenção da saúde ou à recuperação da doença. Os indicadores de insumos referem-se a recursos humanos, materiais e financeiros. Os indicadores de impacto são os mais difíceis de serem distinguidos e controlados, logo menos utilizados que os outros. Resposta D


    Bibliografia REDE Interagencial de Informacao para a Saude Indicadores basicos para a saude no Brasil: conceitos e aplicacoes / Rede Interagencial de Informacao para a Saude - Ripsa. – 2. ed. – Brasilia: Organizacao Pan-Americana da Saude, 2008.
  • Indicadores de mortalidade – a morte é o último evento do processo saúde/doença e reflete imperfeitamente o processo, já que representa a doença que desencadeia em óbito, logo existem doenças com grande incidência mas baixa letalidade e acabam não sendo representadas por esse indicador. Mudanças nas taxas ao longo do tempo são em geral muito pequenas e a mortalidade é pouco útil nas avaliações de curto e médio prazo.

     

    Indicadores de Morbidade – é útil para inferir os riscos de adoecer, obter indicações para investigações de seus fatores determinantes e a escolha de ações adequadas além de conhecer mudanças numa situação de saúde no curto prazo. Porém nem sempre são completos ou confiáveis.

     

    Indicadores Ambientais – se refere a condições de moradia e do peridomicílio são estreitamente ligadas com o nível socioeconômico da população. Isso também se aplica em relação à cobertura e qualidade do saneamento básico (abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo).

     

    Indicadores Relativos aos Serviços de Saúde - São muitos os indicadores relativos ao que ocorre na assistência à saúde. Eles podem ser agrupados em indicadores de insumos, de processo e de impacto.

    Os indicadores de processo referem-se a detalhes do processo que conduz à manutenção da saúde ou à recuperação da doença.

    Os indicadores de insumos referem-se a recursos humanos, materiais e financeiros.

    Os indicadores de impacto são os mais difíceis de serem distinguidos e controlados, logo menos utilizados que os outros. Resposta D 



    FONTE: Bibliografia REDE Interagencial de Informacao para a Saude Indicadores basicos para a saude no Brasil: conceitos e aplicacoes / Rede Interagencial de Informacao para a Saude - Ripsa. – 2. ed. – Brasilia: Organizacao Pan-Americana da Saude, 2008.

    PROFESSORA QC.