SóProvas


ID
726943
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TCM-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

São exemplos de algoritmos de ordenação, exceto:

Alternativas
Comentários
  •  busca linear (ou busca sequêncial) para expressar um tipo de pesquisa em vetores ou listas de modo sequencial, i. e., elemento por elemento, de modo que a função do tempo em relação ao número de elementos é linear, ou seja, cresce proporcionalmente. Num vetor ordenado, essa não é a pesquisa mais eficiente, a pesquisa (ou busca) binária, por exemplo, é um tipo de pesquisa com o gráfico de tempo logarítmo.
  • a) BUBBLE SORT: faz parte dos métodos simples de ordenação. A ideia é percorrer o vetor diversas vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o topo o maior elemento da sequência.
    COMPLEXIDADE DE TEMPO: O(n²)

    b) SELECTION SORT e não "SELECT SORT":
    é um algoritmo de ordenação baseado em se passar sempre o menor valor para a primeira posição ( ou o maior valor, dependendo da ordem requerida - crescente ou decrescente), depois o segundo menor valor (supondo ordem crescente) para a segunda posição e assim sucessivamente para os N - 1 elementos restantes até os 2 últimos elementos.
    COMPLEXIDADE DE TEMPO: O(n²)

    c) SHELL SORT:
    é o mais eficiente algoritmo de classificação dentre os de ordem quadrática. É um refinamento do método INSERTION SORT. O algoritmo difere desse último pelo fato de, no lugar de considerar o ARRAY a ser ordenado como único segmento, ele considera vários segmentos, aplicando o método INSERTION SORT em cada um deles.
    A COMPLEXIDADE DO ALGORITMO NÃO PODE SER DETERMINADA PORQUE DEPENDE DA SEQUÊNCIA DE GAP(SALTO): pode ser tanto O(n²) quanto O(nlog2n) ou O(n3/2).

    d) BUSCA LINEAR OU SEQUENCIAL(ERRADA): não é um algoritmo de ordenação e sim um algoritmo de pesquisa: ele busca em vetores e listas através de uma forma sequencial, i.e. elemento por elemento, de modo que a função tempo em relação ao número de elementos é linear, ou seja, cresce proporcionalmente.

    e) QUICK SORT: método de ordenação rápido e eficiente; funciona por comparação NÃO-ESTÁVEL. Adota a estratégia de divisão e conquista. A estratégia consiste em rearranjar as chaves de modo que as chaves menores precedam as maiores. Em seguida, o QUICK SORT ordena as duas sublistas de chave menores e maiores recursivamente até que a lista completa se encontre ordenada.
    COMPLEXIDADE DE TEMPO:
    Melhor e médio casos: O(nlog2n)
    Pior caso: O(n²)
  • Essa questão com "Select Sort" era digna de anulação.

  • Força Guerreiro!!!!!!