SóProvas


ID
726976
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TCM-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Na criptografia de chave simétrica:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: Letra C
    Os algoritmos de chave simétrica (também chamados de Sistemas de Chave Simétrica, criptografia de chave única, ou criptografia de chave secreta) são uma classe de algoritmos para a criptografia, que usam chaves criptográficas relacionadas para as operações de cifragem ou decifragem (ou cifra/decifra, ou cifração/decifração). A chave de cifragem pode ser idêntica à de decifragem ou poderá existir uma transformação simples entre as duas chaves. As chaves, na prática, representam um segredo, partilhado entre duas ou mais partes, que podem ser usadas para manter um canal confidencial de informação. Usa-se uma única chave, partilhada por ambos os interlocutores, na premissa de que esta é conhecida apenas por eles.
    A desvantagem dos algoritmos de chave simétrica é a exigência de uma chave secreta compartilhada, com uma cópia em cada extremidade. As chaves estão sujeitas à descoberta potencial por um adversário criptográfico, por isso necessitam ser mudadas freqüentemente e mantidas seguras durante a distribuição e no serviço. Essa exigência de escolher, distribuir e armazenar chaves sem erro e sem perda, é conhecida como “gerenciamento de chave”.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_chave_sim%C3%A9trica
  • Algoritmos Simétricos Ou Criptografia Simétrica ou Criptografia convencional

    ·  Continua sendo, de longe, o mais usado dos dois tipos de criptografia.

    ·  A criptografia mais utilizada é o DES.

    ·  A criptografia simétrica é uma forma de criptossistema em que a criptografia e a decriptografia são realizadas usando a mesma chave. Ela também é conhecida como criptografia convencional.

    ·  A criptografia simétrica transforma o texto cifrado, usando uma chave secreta e um algoritmo de criptografia. Usando a mesma chave e um algoritmo de decriptografia, o texto claro é recuperado a partir do texto cifrado.

    ·  Os dois tipos de ataque em um algoritmo de criptografia são a criptoanálise, baseada nas propriedades do algoritmo de criptografia, e a força bruta, que envolve a tentativa de todas as chaves possíveis.

    ·  As cifras simétricas tradicionais (anteriores ao computador) utilizam técnicas de substituição e/ou a transposição.

    ·  As técnicas de substituição mapeiam elementos de texto claro (caracteres, bits) em elementos de texto cifrado.

    ·  As técnicas de transposição transpõem sistematicamente as posições dos elementos do texto claro.

    ·  As máquinas de rotor são dispositivos de hardware sofisticados, anteriores ao computador, que utilizam técnicas de substituição.

    ·  A esteganografia é uma técnica para esconder uma mensagem secreta dentro de uma maior, de modo que outros não possam discernir a presença ou conteúdo da mensagem oculta.



    Stallings