SóProvas


ID
727237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a interface entre os diversos programas CAD e
demais programas para elaboração de apresentações, relatórios e
planilhas, julgue os itens subsequentes.

O formato Autodesk® .fbx proporciona troca universal de ativos 3D, removendo barreiras de compatibilidade de dados e oferecendo aos usuários a liberdade de construir canais de processamento mais eficientes.

Alternativas
Comentários
  • Autodesk FBX

     

    O formato FBX tem vindo a ser desenvolvido e aperfeiçoado pela Autodesk desde há alguns anos. Este formato que vai agora na versão 2011 tem vindo a tornar-se cada vez mais versátil e universal dado que sendo um código aberto, permite a adopção por outras marcas de software que o integram nas suas plataformas.

    O FBX permite assim aos criadores de conteúdos 3D uma colaboração perfeita entre si, uma vez que podem utilizar diferentes aplicações partilhando e integrando as suas criações sem limites de compatibilidade.

    Vantagens de utilização de ficheiros *.FBX 
    Este formato permite guardar um leque alargado de definições relacionadas com um projecto 3D, para além da geometria e mapeamentos, também a informação referente a posições de câmaras, animações de objectos, iluminação, estruturas de bones, pode ser exportada assim como a sua animação.

    Na Arquitectura/Visualização, a inserção do formato FBX permite exportar projectos de Revit Architecture 2011 com toda a informação de texturas e mapeamentos,  câmaras, iluminação e geometria com 3ds Max Design 2011, evitando todo o trabalho necessário quando se inseria um ficheiro DWG num projecto de Max.
    A exportação por parte do Revit Architecture 2009 neste formato, permite também que software de marcas concorrentes, apesar de terem menor grau de precisão uma vez que não têm a qualidade dos mapas ProMaterials, possam importar os projectos de  forma mais simples.


    A àrea de Media&Entertainment da Autodesk inclui produtos como Maya, 3ds Max, Mudbox, Motion Builder, que permitem a partilha e integração de projectos entre as diferentes aplicações de forma simples, eficaz e extremamente funcional através da exportação/importação em FBX.

    O Autodesk® FBX® tem ainda uma série de conversores directos que permitem transformar ficheiros 3ds, obj, ... em FBX de forma directa, tal como um plugin para o Quicktime 7 da Apple que torna possivel a leitura de ficheiros FBX nesta aplicação.

    Em resumo, a implementação do Autodesk® FBX® no processo de trabalho de uma empresa permite a partilha de forma simples, funcional e eficaz dos projectos entre os diferentes aplicativos garantindo assim a qualidade e fiabilidade da exportação/importação entre si. É ainda importante referir que o Autodesk® FBX® já é um dos standards de importação/exportação de inúmeras marcas de software de animação e modelação.

    Para mais informações contacte a Luso Cuanza, Centro de Soluções Autodesk Media & Entertainment em Portugal (
    www.lusocuanza.com | Tel. 217162414).

  • Gerenciamento de Mídia: Autodesk FBX

    # O Autodesk® FBX®, formato de arquivo 3D, padrão aberto e independente de plataforma, permite o acesso a todo conteúdo produzido em qualquer    pacote de software suportado.

    # Proporciona troca universal de ativos 3D, removendo barreiras de compatibilidade de dados e oferecendo aos usuários a liberdade de construir canais de processamento mais eficientes.

    # Permite que as organizações abram os canais de processamento para diversos aplicativos 3D, inclusive aplicativos internos.

    # Permite o acesso ao conteúdo produzido em qualquer pacote de software que tem suporte para formato FBX, inclusive software Autodesk® 3ds Max®, Autodesk® Maya®, e Autodesk® MotionBuilder™.

    # Oferece suporte para o desenvolvimento de novos fluxos de trabalho — por exemplo, entre ferramentas de autoração e programa mediador, como o Autodesk® HumanlK®.

    # Plug-ins para o Autodesk FBX estão disponíveis no website da Autodesk, sem custo.

    # Protocolo de transferência fácil de aprender com o Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) do FBX, uma plataforma C++ de desenvolvimento de software gratuita e fácil de usar, e o conjunto de ferramentas API para ajudar os desenvolvedores a transferir conteúdo para o formato FBX com esforço mínimo.