O formato FBX tem vindo a ser desenvolvido e aperfeiçoado pela Autodesk desde há alguns anos. Este formato que vai agora na versão 2011 tem vindo a tornar-se cada vez mais versátil e universal dado que sendo um código aberto, permite a adopção por outras marcas de software que o integram nas suas plataformas. O FBX permite assim aos criadores de conteúdos 3D uma colaboração perfeita entre si, uma vez que podem utilizar diferentes aplicações partilhando e integrando as suas criações sem limites de compatibilidade. Vantagens de utilização de ficheiros *.FBX Este formato permite guardar um leque alargado de definições relacionadas com um projecto 3D, para além da geometria e mapeamentos, também a informação referente a posições de câmaras, animações de objectos, iluminação, estruturas de bones, pode ser exportada assim como a sua animação. Na Arquitectura/Visualização, a inserção do formato FBX permite exportar projectos de Revit Architecture 2011 com toda a informação de texturas e mapeamentos, câmaras, iluminação e geometria com 3ds Max Design 2011, evitando todo o trabalho necessário quando se inseria um ficheiro DWG num projecto de Max. A exportação por parte do Revit Architecture 2009 neste formato, permite também que software de marcas concorrentes, apesar de terem menor grau de precisão uma vez que não têm a qualidade dos mapas ProMaterials, possam importar os projectos de forma mais simples. A àrea de Media&Entertainment da Autodesk inclui produtos como Maya, 3ds Max, Mudbox, Motion Builder, que permitem a partilha e integração de projectos entre as diferentes aplicações de forma simples, eficaz e extremamente funcional através da exportação/importação em FBX. O Autodesk® FBX® tem ainda uma série de conversores directos que permitem transformar ficheiros 3ds, obj, ... em FBX de forma directa, tal como um plugin para o Quicktime 7 da Apple que torna possivel a leitura de ficheiros FBX nesta aplicação. Em resumo, a implementação do Autodesk® FBX® no processo de trabalho de uma empresa permite a partilha de forma simples, funcional e eficaz dos projectos entre os diferentes aplicativos garantindo assim a qualidade e fiabilidade da exportação/importação entre si. É ainda importante referir que o Autodesk® FBX® já é um dos standards de importação/exportação de inúmeras marcas de software de animação e modelação. Para mais informações contacte a Luso Cuanza, Centro de Soluções Autodesk Media & Entertainment em Portugal (www.lusocuanza.com | Tel. 217162414). |