SóProvas


ID
727339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a projetos de instalações hidrossanitárias e elétricas,
julgue os itens subsecutivos.

Na realização de serviços de engenharia, a compatibilização entre o projeto de arquitetura, o estrutural e os complementares visa solucionar possíveis conflitos entre as disciplinas abrangidas, garantindo, dessa forma, que a execução dos serviços ocorra sem interrupções e(ou) imprevistos.

Alternativas
Comentários
  • Estranho esta questão ser considerada correta, pois como a compatibilização entre o projeto de arquitetura, o estrutural e os complementares, pode garantir que não haja imprevistos, já que a própria palavra "imprevistos" dá a idéia de incerteza? 
    Como se garante uma incerteza?
    Precisaria de muitos outros fatores para que esta questão pudesse ser considerada como correta.
    Vejo como errada esta questão.

  • Concordo, a questão está errada! Entrei com recurso na epoca, mas não modificaram o gabarito.
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  A compatibilização entre os projetos visa solucionar possíveis conflitos entre as disciplinas abrangidas, mas não garantem que a execução dos serviços ocorra sem interrupções e(ou) imprevistos, como afirmado no item. Ante ao exposto, opta-se pela alteração de seu gabarito.
    Bons estudos!
  • Mesmo assim, não concordo com a banca!!! Se compatibilização do projeto está tudo correto, e mesmo assim aconteceu problemas, isso quer dizer que o projeto não esta compatibilizado!
  • Ao resolver a questão aqui no QC eu errei! Porém, ao ler novamente a mesma, pode-se interpretar que a palavra "garantindo" indica que é suficiente a compatibilização de projetos para o correto andamento da obra. Mas, sabe-se que interrupções/imprevistos podem ocorrer, também, por ordem diversa dos projetos. exemplos: chuvas excessivas, falta de mão-de-obra, atraso de fornecedores, dentre outros.
  • A compatibilização de projetos por melhor que seja não garante a sequencia ininterrupta da execução, não por falha nela, mas por outros fatores,  como de que a execução sofre com fatores externos (intempéries naturais)  ou internos (greves não programadas) que atrasam o cronograma.
  • Galera, é só lembrar que a construção civil é uma das indústrias mais atrasadas no mercado. Somos escravos de mão de obra desqualificada e produtos sem industrialização. Diferente de uma indústria automotiva por exemplo, existem milhares de fatores que podem gerar falha na execução, e o fato de ser o melhor projeto não é garantia suficiente para uma construção fidedigna.

  • Não concordo, a pessoa tem que subentender que haverá um erro, se o projeto foi compatibilizado corretamente é esperado que não ocorra erros

  •  garantindo, dessa forma, que a execução dos serviços ocorra sem interrupções e(ou) imprevistos.

    ainda que o projeto tenha sido compatibilizado corretamente, quem pode garantir que não ocorrerão imprevistos?

    eu não garanto...

  • Concordo com a Luma Duanny Mauriz, a prova se baseia em fatores teóricos e não na prática!

    Logo, se todos os projetos estiveram compatibilizados qual a chance de dar errado?

    É como os cálculos que estudamos e sempre usamos g=10 pi = 3,14 e por aí vai!

    Na teoria tudo sempre dará certo e a prova nos cobra pela TEORIA e não pela prática, senão haveria várias interpretações e as provas seriam todas subjetivas!