SóProvas


ID
727360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de estrutura de concreto armado, fundações, alvenarias,
pisos e revestimentos, julgue os itens de 34 a 39.

As estruturas de concreto pré-moldado são empregadas em galpões e edifícios multipavimentos; nestes, são utilizadas estruturas aporticadas.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, estruturas pré-fabricadas de concreto atendem a duas tipologias de construções: galpões (estruturas aporticadas) e edifícios multipavimentos (esqueletos).
    http://anuario.piniweb.com.br/construcao-servicos/2012/artigo253478-2.asp
  • As estruturas de multipavimentos são concebidas no modelo de pórticos.
  • nunca vi um prédio de pré-moldado feito em pórticos,
    todo prédio precisa de colocar a laje para ir subindo os pavimentos
    (desconheço tecnologia assim)


    errado

     

  • Estruturas aporticadas, consistindo de pilares e vigas de fechamento, que são utilizadas para construções industriais, armazéns, construções comerciais, etc. ·

    Estruturas em esqueleto, consistindo de pilares, vigas e lajes, para edificações de alturas médias e baixas, e com um número pequeno de paredes de contraventamento para estruturas altas. As estruturas em esqueletos são utilizadas principalmente para construções de escritórios, escolas, hospitais, estacionamentos, etc.

  • QUESTÃO SACANA!!!

     

    NBR 9062/2006

     

    Assim como consta no próprio sumário da norma, e na tabela 1:

     

    Pórticos são elementos pré-moldados lineares e não estruturas pré-moldadas como mencionado na assertiva.

  • Questão ficou confusa para mim, no meu entendimento seria assim:

    galpões (aporticada) ,pois não tem lajes

    edifícios multipavimentos (esqueleto) 

    Porém o tipo de contraventamento tipo pórtico é utilizado para estruturas de médio e baixo porte, inclusive multipavimentos. No caso Qual seria a definição de estrutura aporticada e tipo pórtico?

  • Estruturas aporticadas, consistindo de pilares e vigas de fechamento, que são utilizadas para construções industriais, armazéns, construções comerciais, etc.

    Estruturas em esqueleto, consistindo de pilares, vigas e lajes, para edificações de alturas médias e baixas, e c om um número pequeno de paredes de contraventamento para estruturas altas. As estruturas em esqueletos são utilizadas principalmente para construções de escritórios, escolas, hospitais, estacionamentos, etc.

    Estruturas em painéis estruturais, consistindo de componentes de painéis portantes verticais e de painéis de lajes, as quais são usadas extensivamente para a construção de casas e apartamentos, hotéis, escolas, etc.

    Estruturas para pisos, consistindo de vários tipos de elementos de laje montados para formar uma estrutura do piso capaz de distribuir a carga concentrada e transferir as forças horizontais para os sistemas de contraventamento. Os pisos pré-moldados são muito usados em conjunto com todos os tipos de sistemas construtivos e materiais.

    Sistemas para fachadas, consistindo de painéis maciços ou painéis sanduíche, com ou sem função estrutural. Apresentam-se em todos os tipos de formato e execuções, desde o simples fechamento até os mais requintados painéis em concreto arquitetônico para escritórios e fachadas importantes.

    Sistemas celulares, consistindo de células de concreto pré-moldado e, algumas vezes, utilizados para blocos de banheiros, cozinhas, garagens, etc.

    Fonte:FERREIRA, M. A. Manual de Sistemas Pré-Fabricados de Concreto, 2002