SóProvas


ID
727768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de sistemas de proteção contra
descargas atmosféricas (SPDA).

Estruturas comuns, como as de teatros, áreas esportivas e igrejas, são classificadas, quanto ao nível convencionado, de proteção I. Nesse nível, é livre e a critério do projetista o espaçamento entre condutores de descida não naturais no volume abrangido pelo SPDA, enquanto, para os demais níveis de proteção, esse espaçamento é fixado em norma.

Alternativas
Comentários
  • Há três erros nessa questão:

    Nível de proteção I é o mais fodástico! É para estruturas com risco (algum tipo de risco sério), como prédios com materiais explosivos, ou coisas bioquímicas... ou então uma agência de telecomunicações ou coisa do tipo
    Os níveis II, III e IV são usados para estruturas comuns, sendo que o nível de proteção IV é o mais simples... usado para quando quase nem tem pessoas lá... como em fazendas.

    Teatros, escolas, igrejas e áreas esportivas não são qualquer porcaria, e requerem nível II, um nível de proteção bastante bom! Isso porque há muitas pessoas lá, há possibilidade de pânico se um raio atingir o local. Outros estabelecimentos que requerem nível II são hospitais (perigo à vida) e museus (perigo ao patrimônio cultural)

    Mesmo para o nível de proteção IV, que é o mais ferradinho, a norma (NBR 5419) define o espaçamento médio entre os condutores de descida não naturais.
  • NBR 5419 - Tabela B.6 Exemplos de classificação de estruturas.

  • Muito boa explicação Eduardo.

  • Completando os colegas.


    Lembrar sempre que em locais de muita circulação ou aglomeração de pessoas apresentam níveis de segurança mais altos/restritos. Assim como locais que possam causar grandes danos como explosões ou destruição em massa.

  • Lembrar que a norma determina um espaçamento mínimo para todos os níveis de proteção. Além disso nenhuma estrutura comum tem nível de proteção I.