SóProvas


ID
7279
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O sistema de arquivos utilizado pelo Linux que apresenta vários recursos avançados de segurança e suporte a partições de até 4 Terabytes é o

Alternativas
Comentários
  • O Linux suporta NTFS e FAT também. Questão deveria ter sido anulada.
    Ao contrário do Windows, que suporta nativamente somente 3 sistemas de arquivos (FAT, FAT32 e NTFS), o Linux é muito mais democrático. Abaixo uma lista dos sistemas de arquivos suportados:

    FAT e FAT32: São sistemas de arquivos sem jornalização, criados pela Microsoft e utilizado por padrão no Windows 9X e Me.

    NTFS: Por muito tempo, o NTFS era suportado somente para leitura. Com o lançamento do driver NTFS 3G, hoje é possível utilizar o NTFS para escrita com segurança sendo até viável a sua utilização na partição de sistema.

    Ext2, Ext3 e Ext4: São os sistemas de arquivos padrões do Linux. O Ext2 é a evolução do Ext, não possui jornalização e por isso pode causar perda de dados caso sua máquina seja desligada por falta de energia, por exemplo. O Ext3 é uma evolução do Ext2, sendo que a principal diferença a inclusão da journal. O Ext4 é a última versão deste sistema de arquivos.

    Reiserfs: Criado por Hans Reiser, é um sistema de arquivos alternativo ao Ext2/Ext3. Sua principal característica é a velocidade. Possui jornalização e é o sistema de arquivos padrão para o Suse Linux, Linspire e Slackware.

    XFS: Sistema de arquivos criado pela Silicon Graphics para o IRIX. É muito rápido e é indicado para partições e arquivos muito grandes.

    JFS: Utilizado pela IBM no AIX. Pelo menos no AIX, permite o redimensionamento de partições online, sem necessidade de desligar o sistema.

    GFS2 e OCFS2: São sistemas de arquivos de uso compartilhado, ou seja, podem ser utilizados por diversos computadores simultaneamente. Muito úteis em sistemas de Alta Disponibilidade e Alta Performance.
  • Segundo o site: http://www.hardware.com.br/termos/ext3

    O EXT2 trouxe suporte a partições de até 32 TB
  • Fabrício o EXT2 traz suporte de até 32 TB, mas metade é usado pelos superblocos. Assim o valor máximo de uma partição seria de 16 TB, o que é maior do que os 4TB da questão, que supostamente estaria errada.

    Mas ela não TACHOU que o máximo é 4TB. Questão muito ambígua.