SóProvas


ID
727915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito da manutenção preventiva e corretiva em equipamentos
elétricos e em sistemas e instalações elétricas prediais, julgue os
itens seguintes.

Para que uma lâmpada conectada à fase e ao neutro por meio de um interruptor, em determinada instalação elétrica predial, seja substituída com o interruptor desligado — assumindo-se neutro em uma instalação com distribuição de cargas equilibradas —, sem perigo de choque elétrico no soquete da lâmpada, é necessário que o interruptor seja ligado ao fio fase.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 5410 deve-se levar o neutro ao bocal da lâmpada e seccionar a fase através do interrutor, saindo deste o fio retorno que retorna ao bocal da carga. Assim facilita a manuntenção e troca das lâmpadas e a proteção contra choques fica mantida quando o interruptor está desligado (aberto).
  • Para que uma lâmpada conectada à fase e ao neutro por meio de um interruptor, em determinada instalação elétrica predial, seja substituída com o interruptor desligado sem perigo de choque elétrico no soquete da lâmpada é necessário:
    1) A distribuição de cargas deve ser equilibrada, pois se não for haverá circulação de corrente pelo neutro e consequentemente um Diferencial de Potencial no neutro. Havendo tensão no neutro e obviamente no fase, não importará em qual local será instalado o fio fase - no bocal ou no interruptor - existirá perigo de choque no porta-lâmpadas.
    2) Necessidade de instalação do fio fase no interruptor, pois deste modo o dispositivo de seccionamento, interruptor, impedirá circulação de corrente e assim não existirá DDP no bocal.
    A prática de segurança de instalação do fio neutro no bocal, consequentemente fio fase no interruptor, é prevista na NBR5410:
    6.5.8.2.2 Porta-lâmpadas e proteção contra choques elétricos
    Aplicam-se as prescrições descritas a seguir:
    b) o contato lateral dos porta-lâmpadas com rosca deve ser ligado ao condutor neutro, quando houver;